Topo

Blog do Brasilianismo

Federação de consumidores dos EUA comemora suspensão de carne brasileira

Daniel Buarque

24/06/2017 17h00

Reportagem Deutsche Welle fala sobre os impactos da suspensão da carne brasileira sobre a imagem do país

A suspensão de importação de carnes brasileiras pelos EUA foi comemorada por associações de consumidores do país. Preocupados com a qualidade dos alimentos vendidos aos americanos, grupos como o Safe Food Coalition defendem que o governo dos EUA imponha exigências de sistemas de inspeção mais fortes à indústria brasileira de alimentos.

"Membros da Safe Food Coalition estão aplaudindo a decisão do Departamento de Agricultura dos EUA de suspender a importação de carne fresca brasileira", diz um comunicado divulgado pela Federação de Consumidores dos EUA.

Segundo o comunicado, o governo "deve fazer uma reavaliação completa dos sistemas de inspeção do Brasil para garantir aos consumidores que o país não está exportando ameaças à segurança alimentar", diz.

A organização cita casos anteriores de problemas com alimentos importados do Brasil e diz que "há dúvidas sobre se o sistema de segurança alimentar do Brasil satisfaz os padrões de equivalência dos EUA".

"Membros da Safe Food Coalition têm esperança de que o governo vai usar esta suspensão como uma oportunidade para revisar se as inspeções de segurança alimentar do Brasil são equivalentes antes que seja tarde demais e os consumidores americanos comecem a adoecer", complementa.

A suspensão de importação de carnes brasileira também foi tema de uma reportagem da agência de notícias Reuters, que avaliou o impacto da decisão dos EUA nas churrascarias brasileiras nos EUA. Segundo a agência, a suspensão não criou problemas porque a maioria dos restaurantes brasileiros no país usam carne americana em sua cozinha.

Uma reportagem publicada pela rede alemã Deutsche Welle também tratou da suspensão de carnes brasileiras, explicando que o país agora se esforça para salvar sua imagem. Desde que a suspensão foi anunciada, os impactos dela sobre a reputação do Brasil e de seus produtos são uma das questões mais sérias até mesmo para o governo, que teme que a decisão americana tenha impacto em outros países.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo