Topo

Blog do Brasilianismo

Reportagem do 'Guardian' analisa 'maior escândalo de corrupção da história'

Daniel Buarque

01/06/2017 12h54

Reportagem do 'Guardian' analisa o 'maior escândalo de corrupção da história'

O jornal britânico "The Guardian" publicou nesta semana uma longa reportagem analisando os impactos da Operação Lava Jato no Brasil. Em uma seção reservada a reportagens especiais aprofundadas, a publicação questiona a possibilidade de a investigação ter revelado o "maior escândalo de corrupção da história".

"No começo, a imprensa descreveu o caso como o maior escândalo de corrupção na história do Brasil. Então, quando outros países e empresas estrangeiras foram arrastados no caso, maior do mundo", explica.

O mais importante da reportagem é que ela dá um contexto bem detalhado e aprofundado de um dos temas que mais têm tido destaque ao tratar sobre o Brasil em todo o mundo. O "Guardian" resume a investigação, explicando que o caso revelou pagamentos ilegais de mais de US$ 5 bilhões para executivos e partidos políticos, colocou bilionários na prisão, levou uma presidente para o tribunal e causou danos ​​às finanças e reputação de algumas das maiores empresas do mundo. "Também expôs uma cultura de corrupção enxerto sistêmica na política brasileira."

A reportagem explica ainda que o objetivo principal do esquema era financiar campanhas eleitorais para manter a coalizão governante no poder.

O "Guardian" destaca que desde o princípio da operação, a mídia e a população brasileira se voltaram criticamente contra o PT, que estava no poder. Mas "a realidade era menos simples. Praticamente todos os grandes partidos estavam envolvidos na rede interconectada de corrupção desde governos anteriores", explica.

Além disso, complementa, "foi o Partido dos Trabalhadores que aprovou reformas judiciais que permitiram que a investigação prosseguisse. Não haveria Lava Jato se o governo não tivesse indicado, em 2013, um procurador geral independente".

Segundo a publicação, a reforma que permitiu acordos de delação premiada na Justiça brasileira foi fundamental para o avanço da investigação, e acabou levando o juiz Sérgio Moro a virar um ícone da luta contra a corrupção no país. "Moro, um jovem e ambicioso juiz (…) tomou o passo incomum de negar a fiança aos ricos. (…) A pressão era sobre eles: fazer um acordo ou ficar na prisão", diz.

Por outro lado, avalia, advogados de defesa reclamaram, com alguma justificativa, que essas táticas eram legalmente duvidosas e antiéticas, porque os arguidos diziam ou faziam qualquer coisa para sair da prisão. "Mas as pesquisas indicaram que o público ficou encantado com o fato de que o antigo problema da corrupção estava finalmente sendo exposto em uma operação nacional importante."

Apesar de revelar a amplitude da corrupção no Brasil e de buscar limpar o sistema político, segundo o "Guardian" a Lava Jato traz riscos para o futuro do país. A avaliação faz eco com uma reportagem recente do "New York Times", que indica que o Brasil pode sofrer com instabilidade por conta da operação.

Todo o sistema no país é frágil, e ajuda a perpetuar escândalos como o atual, segundo o "Guardian". "A cena política do Brasil é altamente vulnerável à corrupção", explica a reportagem. "Com dezenas de partidos e eleições em três níveis (federal, estadual e municipal) em um dos maiores países do mundo, as campanhas são extremamente caras e é quase impossível para um único grupo político garantir a maioria. Chegar ao poder envolve conquistar eleições e pagar a outros partidos para formar coalizões, as quais exigem enormes somas de dinheiro", avalia.

Em meio a críticas sobre o futuro da operação, o "Guardian" diz que o Brasil de fato precisava enfrentar a corrupção, mas diz que a Lava Jato ajudou a derrubar o PT do governo para dar poder a uma administração tão contaminada quanto a anterior, mas menos disposta a promover a transparência e a independência judicial.

"Tantas acusações estão acumuladas contra Temer e seus aliados, que ele vai se esforçar para manter sua presidência até o final de seu mandato em 2018. (…) Os eleitores lutam para encontrar alguém em quem acreditar. Não é apenas a política tradicional que está cambaleando, mas toda a república."

"No longo prazo, muitos ainda esperam que a Lava Jato acabe por tornar o Brasil uma nação mais justa e eficiente, dirigida por políticos mais limpos e que respeitem as leis. Mas existe também o risco de a operação abalar a democracia frágil do país e abrir caminho para uma teocracia evangélica de direita ou um retorno da ditadura."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo