Topo

Blog do Brasilianismo

Sob Trump, EUA parecem uma 'república de bananas', como o Brasil, diz CNBC

Daniel Buarque

26/05/2017 11h29

CNBC diz que EUA parecem república de bananas como o Brasil

A crise política nos Estados Unidos e os pedidos de impeachment do presidente Donald Trump levaram a rede CNBC a comparar o país ao Brasil. Segundo um artigo publicado nesta semana, a instabilidade faz os EUA se aproximarem de uma "república de bananas" bem diferente do que o país costumava ser, e bem parecida com o Brasil.

"Parabéns, EUA. Vocês finalmente, depois de tantos anos, se transformaram no Brasil", diz.

Apesar de o foco da reportagem ser a crise americana, a avaliação que o artigo escrito por Kevin Williamson mostra bem a interpretação que se faz no exterior a respeito da contínua instabilidade brasileira.

"Ninguém fora da América Latina se preocupa muito com a possibilidade de o presidente do Brasil, Michel Temer, sofrer impeachment, embora sua situação no momento tenha mais do que alguns paralelos com a do presidente americano", diz a CNBC.

"A presidente brasileira antes dele, Dilma Rousseff, também sofreu impeachment. Esse tipo de coisa acontece em países como o Brasil, que vivem períodos curtos de estabilidade e prosperidade e, de repente, enfrentam crises sem um motivo óbvio."

Segundo a CNBC, rede de TV voltada a notícias de economia, os EUA até recentemente não eram tão instáveis assim. "Os Estados Unidos não eram este tipo de país", diz, criticando a atual instabilidade.

"Os fatos em Washington têm uma sensação distintamente tropical, e não é o aquecimento global. Os republicanos que se uniram a Trump agora estão aprendendo que é muito difícil guiar o navio do Estado com um dedo médio. As instituições americanas são muito robustas, e este momento de república de bananas provavelmente pode ser superado, desde que não seja muito mais longo", diz.

A CNBC critica a situação da democracia americana, e finaliza defendendo que as urnas sejam o caminho para a estabilidade política. "Haverá uma outra eleição em 2020, quando o eleitorado americano pode fazer seu julgamento em Trump."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo