Topo

Blog do Brasilianismo

Matthew Taylor: Falência da política dá força a ideia de nova Constituição

Daniel Buarque

24/04/2017 14h07

Matthew Taylor: Falência da política dá força a ideia de nova Constituição

Os analistas estrangeiros parecem ter desistido do sistema político brasileiro.

O tom geral das principais avaliações publicadas fora do país nas últimas semanas falam em falência da política tradicional do país, mergulhada em uma crise que parece interminável e golpeada por sucessivas revelações sobre corrupção.

Nesse contexto, o pesquisador americano Matthew M. Taylor, professor da American University, em Washington, DC., começa a perceber o crescimento da discussão em torno de uma nova Assembleia Constituinte, para "resetar" a política nacional.

"No meio da polarização e da incerteza, nomes importantes em todo o espectro político levantaram uma nova e ousada ideia: uma Assembleia Constituinte para quebrar o atual nó político", diz Taylor, em texto publicado no blog do think tank americano Council on Foreign Relations.

Taylor admite que a ideia parece um tanto exagerada e improvável, mas diz que tem ouvido pessoas importantes de Brasília falar do assunto com cada vez mais frequência, e que acredita que uma nova Constituição resolveria problemas atuais do Brasil, como a questão fiscal, a fragmentação política e as investigações de corrupção.

Segundo ele, o debate atual dá voz ao que deve se tornar um dos principais temas de debate político nas eleições de 2018: um debate sobre o que deu errado no sistema político do país.

"Isso pode proporcionar um refúgio bem-vindo da polarização acrimoniosa de soma zero entre os principais partidos políticos, bem como uma oportunidade para um movimento reformista emergir dos destroços do sistema político de três décadas", avalia.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo