Topo

Blog do Brasilianismo

ONG internacional denuncia tratamento ilegal de mulheres presas no Brasil

Daniel Buarque

08/03/2017 18h45

O Brasil trata as mulheres presas no país de forma cruel e ilegal, segundo um relatório da ONG internacional de direitos humanos Human Rights Watch.

"Entrar nas celas sujas, violentas e desumanas das prisões brasileiras é conhecer um mundo cruel onde nem as leis brasileiras nem as internacionais parecem valer. Para cerca de 37 mil mulheres atrás das grades, a angústia é ainda maior", diz o texto divulgado em inglês do site da organização.

A HRW lista problemas enfrentados pelas mulheres que são presas. Em vez de ficar em presídios exclusivos, como manda a lei, ficam em alas de presídios mistos. Em vez de ter só guardas mulheres, como diz a lei, são supervisionadas por homens, explica.

"A população feminina das prisões cresceu 161% na última década, um ritmo maior do que o crescimento da população masculina", diz, para em seguida relatar algumas das dificuldades enfrentadas por estas mulheres, especialmente quando engravidam ou têm filhos.

"O Brasil deveria usar alternativas à prisão, especialmente para mulheres e mulheres com filhos, como indica a lei", defende.

A HRW diz ainda que o Brasil deveria descriminalizar o uso de drogas, para que as mulheres deixem de ser presas em meio à guerra às drogas.

Por último, diz, o governo deveria melhorar as condições das prisões usadas para mulheres, para obedecer a padrões legais e internacionais.

A avaliação da HRW é divulgada pouco depois de uma onda de notícias negativas envolvendo a situação de presídios no Brasil. A onda de violência registrada nas detenções brasileiras em janeiro revelou o "horror" de presídios do Brasil, segundo análises publicadas na mídia internacional. Esses casos transformaram a questão da violência nos presídios brasileiros no assunto relacionado ao Brasil mais citado no resto do mundo no início de 2017.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo