Topo

Blog do Brasilianismo

Organização Mundial da Saúde amplia preocupação com febre amarela no Brasil

Daniel Buarque

07/03/2017 19h19

Após zika, febre amarela gera alerta internacional sobre saúde no Brasil

Um comunicado divulgado nesta semana pela Organização Mundial da Saúde (OMS) atualizou e ampliou a recomendação de vacinação contra a febre amarela para estrangeiros que visitam o Brasil.

A partir de Março, a preocupação com a transmissão da doença no país faz com que pessoas viajando para todo o estado do Espírito Santo devam se precaver com a vacina.

A OMS não chega a recomendar que as pessoas evitem viajar ao Brasil por conta da doença, mas diz estar monitorando a situação e avaliando os riscos. Além da vacinação a Organização recomenda cuidados para evitar picadas de mosquitos e atenção aos sintomas da febre amarela.

Segundo a agência de notícias Reuters, a decisão da OMS foi tomada por medo que o vírus se espalhe por outras grandes cidades do país.

Por mais que o surto ainda esteja limitado a áreas rurais, diz, "há preocupação crescente que o vírus possa se espalhar a centros urbanos como o Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Vitória –áreas onde dezenas de milhares vivem e onde a OMS diz que o vírus pode começar a se espalhar em um ciclo de humano para humano através do mosquito Aedes aegypti".

No total, foram confirmados 371 casos da doença, o maior número no país desde o ano 2000, e outros 966 estão sendo avaliados.

O surto de febre amarela ganhou proporção internacional em janeiro, com destaque em grandes veículos da imprensa internacional, como o "New York Times".

O Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) sempre está atento a possíveis casos de febre amarela no Brasil, e lembra casos registrados no país em 2009. Em fevereiro deste ano, o CDC também atualizou seu status relacionado à doença no país, indicando nível 2 de alerta, indicando "prática avançada de precaução" a quem viajar ao país.

A notícia sobre risco de febre amarela no país tende a piorar ainda mais a imagem já negativa deixada pelo zika ao longo do ano passado. Por mais que seja um contexto diferente, sem o agravante da Olimpíada, não deixa de ser uma divulgação ruim para o Brasil.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo