Topo

Blog do Brasilianismo

Deu na Bloomberg: Após o carnaval, o Brasil vai enfrentar o 'fim do mundo'

Daniel Buarque

06/03/2017 18h27

Deu na Bloomberg: Após o carnaval, Brasil enfrenta 'fim do mundo'

Passada a festa que domina o país em fevereiro, o Brasil agora se prepara para ser chacoalhado pelo "fim do mundo", como foi apelidada a delação premiada de executivos da Odebrecht. Segundo uma reportagem da agência de economia Bloomberg, o cenário político do país fica cada vez mais complicado.

"Analistas acreditam que políticos de todos os grandes partidos brasileiros vão ser implicados", diz a publicação.

Voltada ao público ligado a finanças, a reportagem começa defendendo os planos de reformas propostas pelo governo Temer, que "fez muito para abrir caminho para a recuperação da maior economia da América Latina", diz.

O problema, continua, é que o desajuste político que bate à porta do governo torna a chance de aprovar essas medidas menor.

"O fracasso em desativar a bomba-relógio da Previdência vai tornar nulas as conquistas anteriores do governo", avalia. Segundo o texto, é provável que o governo tenha que negociar pontos importantes desta reforma.

A Bloomberg explica que o país parece estar começando a sair da grave crise econômica dos últimos anos, mas diz que a crise política pode atrapalhar a recuperação.

"Com o fim do carnaval, políticos do Brasil estão finalmente voltando ao trabalho. Uma eleição geral deve acontecer em outubro de 2018, então o governo tem uma janela de oportunidade limitada para garantir o apoio do Congresso para a Reforma da Previdência", explica.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo