Topo

Blog do Brasilianismo

Em encontro, Macri e Temer tentam dança desequilibrada, diz 'The Economist'

Daniel Buarque

07/02/2017 13h44

https://www.economist.com/news/americas/21716095-south-americas-biggest-economies-want-work-more-closely-together-will-not-be-easy-what

http://www.economist.com/news/americas/21716095-south-americas-biggest-economies-want-work-more-closely-together-will-not-be-easy-what

O presidente argentino Mauricio Macri segura uma rosa na boca enquanto dança na direção do brasileiro Michel Temer, que estende a mão ao colega. A charge usada para ilustrar a reportagem da revista "The Economist" sobre o encontro dos líderes das maiores economias da América do Sul resume a reunião como uma dança difícil de dois países com tamanhos bem diferentes, quase uma mistura de tango e samba.

Por mais que seja uma imagem clichê, a referência da revista de economia indica os desafios para os dois países conseguirem desenvolver uma parceria mais próxima –o que a reportagem diz que não será fácil de alcançar.

"Na maior parte do século 20, Brasil e Argentina foram mais rivais do que parceiros. Nos anos 1970 eles quase embarcaram em uma corrida nuclear; até meados dos anos 1980, livros de estratégia militar do Brasil ensinavam que a guerra mais provável seria com o vizinho ao sul. A população e a economia do Brasil são maiores que as da Argentina, mas os argentinos são mais ricos", resume o texto.

Segundo a "Economist", o encontro desta terça, em Brasília, ocorre enquanto os dois países estão impondo agendas de maior abertura econômica e a favor do mercado, com maior austeridade e menor regulamentação. "Bolsas em Buenos Aires e em São Paulo cresceram desde que os dois líderes assumiram o poder", diz.

Mesmo assim, diz a revista, não vai ser fácil aproximar as duas economias: "Mesmo com as melhores intenções, Temer e Macri não podem superar o estranhamento causado pela diferença no tamanho dos dois países. A Argentina vai ser sempre desconfiada do vizinho gigante; e o Brasil nunca vai tratar a Argentina como um igual. Não importa o quanto graciosa seja a dança dos dois presidentes, eles provavelmente vão pisar nos pés uns dos outros."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo