PUBLICIDADE
Topo

Em livro, pesquisador descreve 'jeito brasileiro' de fazer diplomacia

Daniel Buarque

01/02/2017 18h12

Em livro, pesquisador descreve 'jeito brasileiro' de fazer diplomacia

Em livro, pesquisador descreve 'jeito brasileiro' de fazer diplomacia

A política externa brasileira busca desafiar e transformar a estrutura global de poder, sem desfazer o padrão em funcionamento em vigor no mundo atual. Este é um dos exemplos do "jeito brasileiro" de fazer diplomacia, segundo um livro recém-lançado no Reino Unido.

"Brazil in the world: The international relations of a South American giant" (Brasil no mundo: As relações internacionais de um gigante sul-americano, Manchester University Press) trata dos desafios de diplomacia do Brasil no século 21, quando o país conseguiu expandir sua ação no resto do mundo, mas acabou perdendo força por conta das crises política e econômica.

O livro é resultado de anos de pesquisa de Sean W Burges, pesquisador sênior do Council on Hemispheric Affairs, vice-diretor do Centro de Estudos Latino-Americanos da universidade Australian National.

A obra está dividida em três partes: uma apresentando o contexto da política externa brasileira e os desafios à ordem global; outra sobre questões relacionadas a multilateralismo, comércio e segurança; e uma terceira sobre relações bilaterais com a América Latina, os EUA e a China.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.