Topo

Blog do Brasilianismo

Deu no 'Globo': Kennedy pensou fazer intervenção militar no Brasil em 1963

Daniel Buarque

10/01/2017 06h57

Deu no 'Globo': Kennedy pensou fazer intervenção militar no Brasil em 64

Deu no 'Globo': Kennedy pensou fazer intervenção militar no Brasil em 64

Uma gravação de uma reunião do então presidente dos Estados Unidos, John F. Kennedy, revela que ele cogitou uma intervenção militar no Brasil em 1963, antes do golpe de Estado que derrubaria o então presidente brasileiro João Goulart.

A informação foi divulgada pelo jornal "O Globo" em reportagem sobre os documentos colhidos pelo jornalista Elio Gaspari ao longo de 30 décadas, e que agora foram disponibilizados em um arquivo digital.

"O acervo reúne bilhetes, despachos, discursos, manuscritos, diários de conversas travadas pela cúpula e telegramas do governo americano, somando mais de 15 mil itens sobre a ditadura", diz o jornal.

A indagação de Kennedy se deu no primeiro dos dois dias seguidos de reuniões de cúpula do governo americano, em 7 e 8 de outubro de 1963, quando se discutiu a situação do Brasil e do Vietnã, segundo texto divulgado no site dos arquivos.

"Na discussão sobre o Brasil, no dia 7 de outubro de 1963, [o então embaixador dos EUA no Brasil] Lincoln Gordon abriu a conversa com uma introdução sobre a conjuntura brasileira (…) Após o embaixador falar sobre eventuais parcerias culturais entre os dois países, Kennedy o interrompeu. 'Temos alguma decisão imediata para pressioná-lo?', perguntou, referindo-se a João Goulart. 'O que devemos fazer imediatamente no campo político, nada?', prosseguiu. Gordon revelou haver dois planos: 'Goulart abandona a imagem [de esquerdista] e resolve pacificamente. Ou talvez não tão pacífico: ele pode ser tirado involuntariamente'. Antes de concluir, o diplomata indagou: 'Vamos suspender relações diplomáticas, econômicas, ajuda, todas essas coisas? Ou vamos encontrar uma maneira de fazer o que todo mundo faz?'.", diz o texto.

"Ao ouvir de Lincoln Gordon as alternativas do que fazer no Brasil, John Kennedy lhe respondeu com uma pergunta: 'Você vê a situação indo para onde deveria, acha aconselhável que façamos uma intervenção militar?'. Gordon explicou que eles estavam trabalhando com o cenário de intervenção, caso Jango desse uma guinada à esquerda, influenciado pelo que chamou de 'velhos amigos' — um deles, Brizola."

"O plano, segundo o diplomata, fora discutido em Washington, no Rio de Janeiro e também no Panamá, onde os Estados Unidos mantinham o comando de suas forças militares para as Américas Central e do Sul. Mas Gordon alertou que, para tomar a decisão de intervir militarmente, a Casa Branca deveria esperar por iniciativas mais claras de que o governo brasileiro realmente virava a proa para um modelo 'fidelista'. Comentou ter conversado com o general Andrew O'Meara, do comando do Panamá, que o avisara sobre um possível contingente para uma ação no Brasil com 'seis divisões e 90 navios'."

Entrevistada pelo jornal brasileiro, a pesquisadora Barbara A. Perry, da Universidade da Virgínia disse que não é novidade que os Estados Unidos se engajaram nesse tipo de comportamento, para evitar que o comunismo se espalhasse pelo mundo. "Até hoje os Estados Unidos tiram pessoas do poder em outros países quanto sentem que é importante para os interesses americanos", disse.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo