Topo

Blog do Brasilianismo

Zygmunt Bauman via no Brasil um 'milagre inacabado' de 'cidades desumanas'

Daniel Buarque

09/01/2017 19h19

Zygmunt Bauman via no Brasil um 'milagre inacabado' de 'cidades desumanas'

Zygmunt Bauman via no Brasil um 'milagre inacabado' de 'cidades desumanas'

Um dos intelectuais mais populares e respeitados da atualidade, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, morto nesta segunda-feira (9), considerava o Brasil um "milagre inacabado", e se impressionou no passado com o que considerou "desumanidade" de grandes cidades, como São Paulo.

O comentário pessimista do pesquisador, considerado o "profeta da pós-modernidade", sobre o milagre e as perspectivas do país foi feito em 2015 durante entrevista ao programa Observatório da Imprensa, da TV Brasil.

Questionado sobre a ascensão do país em anos recentes como sendo um "milagre", ele achou importante dizer que as coisas não eram tão boas, e que ainda havia fragilidades no país, mas que a redução da pobreza era algo que fazia do Brasil um exemplo global.

"Vocês estão no caminho certo e eu espero de todo o meu coração que vocês cheguem lá. Eu apenas direi que os representantes de 66 governos do mundo vieram para o Rio de Janeiro para se consultarem, para aprenderem sobre a experiência de retirar 22 milhões de pessoas da pobreza. Ninguém mais repetiu esse milagre, só o Brasil. Desejo que continuem isso, mas também agora algumas deficiências estão vindo à tona. E, por causa da Olimpíada no próximo ano, eu acho que vai fazer com que se repense a situação. Isso pode acontecer porque é um milagre inacabado. Você não poder fazer nenhuma previsão nessa condição. O que inspira é o esforço de evitar o fim prematuro do milagre", disse o sociólogo ao jornalista Alberto Dines.

Bauman já previa problemas no Brasil anos antes de chamar o país de "milagre inacabado". Em uma entrevista publicada pelo JDC International Centre for Community Development, de Oxford, em 2009, ele citou o Brasil –então em um de seus melhores momentos econômicos e de visibilidade global– como um dos países que estavam crescendo, mas que enfrentariam dificuldades (bem como a China e a Índia).

Antes disso, em 2004, quando havia estado apenas uma vez no país, Bauman disse à pesquisadora Maria Lúcia Garcia Pallares-Burke que o que o impressionava sobre o que sabia do Brasil era a "desumanidade de cidades como São Paulo", por exemplo, "uma cidade que, como diz, com sua abundância de muros ao redor de residências, prédios, parques etc., mostra 'o lado mais brutal e inescrupuloso das tendências segregadoras e exclusivistas' das cidades metropolitanas".

"O fato de os brasileiros despenderem 'US$ 4,5 bilhões por ano em segurança privada' só acresce a desumanidade de um quadro que considera sintomático da realidade mundial", relatou a pesquisadora.

Bauman concedeu várias entrevistas à imprensa brasileira ao longo das últimas décadas, mas suas análises costumavam ficar mais focadas em temas de sociologia que conhecia tão profundamente. Ele viajou ao Brasil mais recentemente a convite de eventos culturais, e conversou com jornalistas brasileiros quando seus livros eram lançados aqui.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo