Topo

Blog do Brasilianismo

Crises geram tormenta e levam Brasil a ter que renovar democracia, diz AFP

Daniel Buarque

22/12/2016 09h06

herald

A agência internacional de notícias France Presse (AFP) divulgou uma longa reportagem em que avalia os desafios das crises brasileiras para o próximo ano. Assinado pelo chefe da redação no Brasil, Jorge Svartzman, o texto indica que o país terá que trabalhar para renovar sua democracia para sair dos impasses em que mergulhou neste ano.

Distribuído a veículos de comunicação em todo o mundo, o texto foi republicado em vários portais e jornais em diferentes países, gerando grande visibilidade internacional para a situação do país. O portal do "El Nuevo Herald" publicou a reportagem em espanhol, por exemplo, e o Yahoo News divulgou o texto em inglês.

Segundo a reportagem, o Brasil vive uma disputa entre políticos em Brasília e juízes em Curitiba, sede da Operação Lava-Jato, e o país fica dividido e em crise enquanto o poder é usado para equilibrar todos os interesses.

yahoo

"Os articuladores do impeachment da presidente Dilma Rousseff se encontram em situação delicada: Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados, está preso em Curitiba; Renan Calheiros enfrenta um julgamento por peculato; e o presidente Michel Temer aparece citado nos vazamentos das delações premiadas de 77 executivos da Odebrecht", diz a reportagem.

Segundo a AFP, entretanto, não há alternativas contra o sistema com força suficiente para gerar mudanças.

"A democracia brasileira deve se renovar para superar uma guerra de poderes e sobreviver a maior investigação sobre corrupção na América Latina", diz o texto, citanto analistas.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo