Topo

Blog do Brasilianismo

Brasil se transformou em laboratório de crises, diz agência argentina

Daniel Buarque

20/12/2016 07h31

Brasil se transformou em laboratório de crises, diz agência argentina

Brasil se transformou em laboratório de crises, diz agência argentina

A sucessão de crises no Brasil lembram uma "matriosca descontrolada", uma daquelas bonecas russas que são colocadas umas dentro das outras, e nem mesmo o mais criativo roteirista da série americana "House of Cards" conseguiria superar o que se passou no país.

Essa descrição da situação brasileira é de uma reportagem da agência argentina de notícias Télam, que diz que o país se tornou um "laboratório de crises".

Em tom crítico, o texto diz que Dilma Rousseff foi retirada do poder para dar lugar a Michel Temer, que não tem legitimidade eleitoral e não dá sinais de recuperação.

A Télam traça o agravamento da crise no país à investigação de corrupção da Operação Lava Jato, e à divulgação de áudios do ex-presidente Lula conversando com a então presidente Dilma.

"Em maio, a Câmara acolheu o pedido de impeachment e suspendeu Dilma do cargo: o país passou a ter dois presidentes, uma afastada, no Palácio da Alvorada, residência oficial, e o interino, Temer, que convocou a antiga oposição e impôs uma aenda neoliberal", diz.

Apesar da mudança, avalia, a economia não deu sinais de recuperação. Isso levou a um agravamento das crises no país. "Os poderes entraram em colapso", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo