Topo

Blog do Brasilianismo

Thomas Shannon: Brasil vive momento positivo, com instituições eficazes

Daniel Buarque

19/12/2016 09h46

Thomas Shannon: momento brasileiro é positivo e ressalta a eficácia das instituições

Thomas Shannon: momento brasileiro é positivo e ressalta a eficácia das instituições

Na contramão da análise crítica sobre as crises na política e na economia brasileiras, o ex-embaixador dos EUA no país Thomas Shannon acha que o momento do Brasil é de otimismo.

Em entrevista à "Folha de S.Paulo", Shannon, que é o atual subsecretário de Estado dos EUA para Assuntos Políticos, o mais alto funcionário de carreira da chancelaria americana, disse ver com bons olhos a "eficácia das instituições" do país.

"Tenho tremenda confiança nas instituições, na democracia e no povo do Brasil. No momento, vemos uma narrativa positiva que ressalta a eficácia das instituições brasileiras e do Estado de Direito", disse Shannon à repórter especial Patrícia Campos Mello.

"Vemos os desafios que o presidente Temer está enfrentando, e admiramos o que ele tem conseguido implementar por meio do Congresso, ao fazer avançar importantes e necessárias reformas fiscais enquanto trabalha para abordar as consequências da Lava Jato."

Shannon, que foi embaixador no Brasil até setembro de 2013, falou ainda sobre a perspectiva de mudança nas relações entre EUA e Brasil por conta da eleição de Donald Trump.

"Estou confiante nesta transição, na habilidade do presidente eleito para definir as políticas que ele quer implementar. Não quero prever quais serão essas políticas. Mas não há dúvidas de que comércio e globalização foram fator importante da campanha. (…) Em relação ao Brasil, há motivos para ficarmos otimistas. Temos uma relação econômica equilibrada e um superavit comercial com o Brasil. Há um volume significativo de investimento brasileiro nos EUA. Em um ambiente que pode ser crescentemente transacional, o Brasil está bem posicionado", disse.

A análise otimista é bem diferente do que se lê cotidianamente nas análises estrangeiras a respeito do país. Em vez de acreditarem na solidez das instituições nacionais, desde a eleição de 2014 e do impeachment de Dilma Rousseff os principais comentaristas do resto do mundo costumam criticar o sistema político brasileiro como sendo disfuncional, marcado por problemas na sua formatação que impedem o seu fluxo.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo