Topo

Blog do Brasilianismo

'National Interest': Governo dos EUA não entende 'esquizofrenia' do Brasil

Daniel Buarque

22/11/2016 14h37

Deu na 'National Interest': Governo dos EUA não entende o Brasil

Deu na 'National Interest': Governo dos EUA não entende o Brasil

Brasil e Estados Unidos compartilham de muitos valores, preocupações e compromissos em relação à ordem internacional, mas os dois países muitas vezes não se alinham em política externa pela incapacidade de compreensão e entendimento entre os dois lados. A avaliação é de um artigo publicado pela revista americana de política "The National Interest".

Segundo a publicação, há "esquizofrenia" por parte das políticas brasileiras, em que o país se sente ameaçado pelo "imperialismo" americano, apesar de ser um aliado dos EUA. E há incompreensão americana em reconhecer a evolução de países emergentes, como o Brasil, o que atrapalha os laços diplomáticos entre os dois países.

"Nenhum dos dois países se beneficia dessa situação", diz a revista. "Nos últimos 15 anos, os dois países deram as costas um ao outro, silenciosamente boicotaram as iniciativas tomadas pelo outro lado", complementa.

A "National Interest" argumenta que o Brasil não tem uma política coerente voltada aos EUA — e que o atual momento, com mudanças na política dos dois países, é crucial para a reconstrução desses laços.

"As pessoas que tomam decisões no Brasil tendem a acreditar que qualquer forma de alinhamento ou aliança com os EUA, mesmo que as mais pragmáticas, automaticamente deixam de fora uma estratégia multilateral global legítima e funcional".

Publicado em inglês na revista americana, o texto é assinado por Marcos Degaut, cientista político e doutor em estudos de segurança e professor-adjunto na Universidade da Flórida Central.

Segundo ele, o problema é que os brasileiros assumem, de forma equivocada, que há uma incompatibilidade entre a busca do seu país por grandeza, e seu desejo de promover a ordem global que favoreça suas aspirações, e a influência limitadora de Washington, interessado em preservar a atual ordem internacional.

"Esta mentalidade anti-americana é contraproducente e tende a ver iniciativas da diplomacia americana como atos unilaterais de uma potência hegemônica arrogante e imperial na tentativa de evitar a emergência de novos atores no sistema internacional", diz.

Por outro lado, a diplomacia americana vê como "afronta" a falta de apoio do Brasil às prioridades internacionais dos EUA.

"A ambivalência da política externa do Brasil em relação aos EUA, que Brasília sempre parece querer contradizer, e a aparente falta de interesse de Washington nas ambições e no potencial brasileiros explicam por que as relações EUA-Brasil afundaram a seu ponto mais baixo em décadas durante os anos Dilma e Obama", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo