Topo

Blog do Brasilianismo

Jornal latino dos Estados Unidos diz que o Brasil prefere Hillary a Trump

Daniel Buarque

08/11/2016 10h48

Jornal latino dos Estados Unidos diz que o Brasil prefere Hillary a Trump

Jornal latino dos Estados Unidos diz que o Brasil prefere Hillary a Trump

Uma reportagem publicada pelo site do jornal "El Nuevo Herald", editado em espanhol nos Estados Unidos, diz que o Brasil prefere que Hillary Clinton vença Donald Trump nas eleições presidenciais do país, nesta terça (8).

Produzida pela agência de notícias France Presse, a reportagem diz que o país mantêm um "cauteloso silêncio" sobre a decisão nos EUA, mas que fontes anônimas "disseram que a candidata democrata conta com maior respaldo do que seu rival republicano por conta da sua maior previsibilidade", diz.

No discurso oficial do governo Temer, explica o "Herald", não há menção a apoio a nenhum candidato, e repete-se a ideia de que as relações entre os dois países vão se manter independentemente do resultado eleitoral. Mesmo assim, declarações críticas do ministro de Relações Exteriores, José Serra, indicam a preferência brasileira.

"Serra qualificou a hipótese de uma presidência do magnata imobiliário norte-americano como 'um pesadelo"', diz.

Deixado de lado com o acirramento eleitoral nos EUA, o discurso contra Trump de Serra repete o que se falava na diplomacia brasileira sobre o candidato.

Documentos do Itamaraty obtidos pelo UOL pela lei de acesso à informação mostram que, nas comunicações da missão diplomática brasileira emitidas no período entre janeiro de 1999 e dezembro de 2015, palavras como "xenófobo" e "histriônico" e "excêntrico" são usadas em referência a Trump. Suas propostas, segundo os despachos, são "mirabolantes".

Na avaliação do Itamaraty, a candidatura do republicano não passaria das primárias do partido e o seu estilo de campanha apresentava sinais de desgaste antes mesmo do começo das prévias nos Estados norte-americanos.

Apesar do interesse brasileiro pela eleição nos EUA, o "Nuevo Herald", que é editado em Miami, diz que países como o Brasil ficaram longe da campanha eleitoral nos EUA.

"Com exceção dos discursos incendiários de Trump sobre migrantes mexicanos, não houve menções à situação humanitária no Haiti, ao processo de paz com a Colômbia, à crise política da Venezuela nem à própria estabilidade no Brasil", diz.

A observação vale como contraponto ao boato que se espalhou pelas redes sociais brasileiras alegando que Trump havia xingado brasileiros de "porcos latinos".

Trata-se de boato sem relação com a realidade, segundo levantamento cuidadoso de sites como o E-farsas, que analisa boatos online, e o plus55, que publica notícias sobre o Brasil em inglês. "Não há nenhum registro de que ele tenha feito essa declaração", diz o plus55.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo