Topo

Blog do Brasilianismo

Olimpíada e impeachment melhoram imagem internacional do Brasil, diz estudo

Daniel Buarque

04/11/2016 06h52

icbrazil2A edição mais recente do estudo I See Brazil, que avalia regularmente a abordagem da imprensa internacional a respeito da imagem do Brasil, diz que o país começou a recuperar sua reputação no terceiro trimestre desse ano.

Segundo o relatório divulgado nesta semana, a Olimpíada, o fim do processo de impeachment e a leve melhora nos índices econômicos ajudaram a mudar a tendência anterior, que havia levado o país a atingir o pior patamar já registrado do índice sobre sua imagem.

O momento, diz o título do relatório, é de "otimismo cauteloso", com leve melhora e perspectiva de recuperação lenta e gradual.

icbrazilO país registrou 2,278 pontos no índice I See Brazil relativo ao terceiro trimestre de 2016. Apesar de interromper a queda e melhorar a nota, a avaliação é apenas 1,2 ponto superior à registrada no trimestre anterior, e continua abaixo da avaliação do mesmo período no ano anterior, que chegou a 2,407 pontos.

O estudo encontrou 909 reportagens sobre o Brasil em veículos de imprensa internacionais no período. Desse total, 19,14% das menções ao país entre julho e setembro apareceram em reportagens com teor positivo, enquanto 80,86% tinham tom negativo sobre o Brasil.

A avaliação do trimestre é melhor do que a média anual. Até agora, em 2016 foram encontradas 2.899 textos sobre o Brasil, e a abordagem negativa atingia 83,1% deles.

"É interessante notar que, apesar de uma ligeira melhora de percepção em termos de assuntos ligados a Política e Economia, a situação frágil do país nesses dois temas acabou afetando a avaliação positiva do Brasil em reportagens positivas publicadas sobre os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O tom predominante foi de que o evento – para o qual se projetavam riscos decorrentes da contaminação do vírus zika, da violência urbana ou mesmo de ataques terroristas – foi um sucesso", diz o trabalho.

A avaliação é parecida com a feita por este blog Brasilianismo ao fim do evento, em agosto. Apesar de ter acertado na organização e de ter saído da Olimpíada recebendo elogios por todo o mundo, o Brasil falhou na sua tentativa de usar grandes eventos internacionais para transformar sua "marca global. Em vez de melhorar sua reputação, os jogos serviram para reforçar estereótipos e consolidar a imagem do Brasil como um país decorativo.

Além da Olimpíada, o período avaliado incluiu a cobertura estrangeira do impeachment. No geral, a mídia internacional foi muito crítica a todo o processo, e apontou manipulação e as denúncias de golpe feitas pelo governo deposto. Ela também avaliou que o país vive um momento de política disfuncional. Mesmo assim, a decisão final ajudou a mudar o tom usado anteriormente, passando a indicar caminhos para uma retomada e estabilização política e econômica do país.

icbrazil3A mudança pôde ser notada especialmente a imprensa de economia, que passou a apoiar projetos de reformas que deixavam de lado a política econômica do governo de Dilma Rousseff.

Produzido pela agência de comunicação Imagem Corporativa, o estudo I See Brazil reune e analisa menções ao Brasil em referências à política, à economia e aos assuntos socioambientais. O estudo considera o que se fala sobre o país em 13 veículos de imprensa internacionais – "Corriere Della Sera" (Itália), "Der Spiegel" (Alemanha), "Economic Times of India" (Índia), "El País" (Espanha), "Financial Times" (Reino Unido), "La Nación" (Argentina), "Le Monde" (França), "South China Morning Post" (China), "The Asahi Shimbun" (Japão), "The Economist" (Reino Unido), "The New York Times" (EUA), "The Toronto Star" (Canadá) e "The Wall Street Journal" (EUA).

A avaliação dessas menções gera o índice I See Brazil, uma nota de 0 a 10 com base nessa análise, buscando traduzir como o país foi visto no exterior naquele trimestre.

A avaliação histórica dessa nota mostrou que a imagem do Brasil na mídia estrangeira alternou do seu ponto mais positivo ao mais negativo em apenas sete anos. Depois de atingir o patamar de 81,1% de notícias de teor positivo nos principais veículos da imprensa internacional no fim da década passada, neste ano o Brasil aparece com enfoque negativo em mais de 80% nas reportagens estrangeiras que citam o país.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo