Topo

Blog do Brasilianismo

'New York Times' investiga a origem do chester, o 'super-frango brasileiro'

Daniel Buarque

28/10/2016 20h49

'New York Times' investiga a origem do chester, o 'super-frango brasileiro'

'New York Times' investiga a origem do chester, o 'super-frango brasileiro'

Às vésperas da comemoração do dia de ação de graças nos Estados Unidos, quando os americanos têm a tradição de comer peru assado, o "New York Times" buscou descobrir a origem do chester, o "super-frango mítico do Brasil".

Em um texto bem humorado, o jornal lista mistos relacionados à história misteriosa por trás da ave servida como alternativa ao peru no natal brasileiro.

"Há tanto mistério em torno dessa ave tradicional das mesas de jantar no Brasil que geneticistas, escritores de ciência e cozinheiros tentam responder à mesma pergunta: O que é um chester", diz, destacando que fotografias e vídeos de chester são raros, o que alimenta a especulação.

Apesar do tom irônico, o texto diz que pesquisadores brasileiros foram aos EUA em 1979 buscando uma ave com mais carne. De volta ao Brasil com algumas espécies, desenvolveram o "super-frango" que tem 70% do seu peso nos peitos e nas coxas.

O artigo foi publicado na seção "What in the World", uma coluna dedicada a curiosidades observadas por correspondentes do jornal espalhados pelo mundo. Além do texto, o jornal publicou uma ilustração um tanto confusa de um chester como se fosse um peru com o pescoço (muito) mais longo.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo