Topo

Blog do Brasilianismo

'FT': Com Crivella no Rio, evangélicos levam política do Brasil à direita

Daniel Buarque

24/10/2016 10h12

'FT': Com Crivella no Rio, evangélicos levam política à direita no Brasil

'FT': Com Crivella no Rio, evangélicos levam política à direita no Brasil

A liderança de Marcelo Crivella na disputa pela prefeitura do Rio de Janeiro representa o crescimento da força política dos evangélicos no país, o que empurra a política brasileira para a direita, segundo reportagem do jornal de economia "Financial Times".

"O bloco se tornou tão influente que críticos dizem que ele teve um papel importante no impeachment da presidente Dilma Rousseff", diz.

O jornal explica que 199 dos 513 deputados federais formam um grupo na Câmara, o "bloco bíblico", que faz parte de um grande grupo de conservadores da política nacional.

"O crescimento de políticos evang[elicos refletem em parte mudanças demográficas no Brasil. Enquanto ainda tem a maior população de católicos do mundo, o último censo brasileiro, em 2010, mostrou que evangélicos aumentaram para 22,2% da população, de 15,4% uma década antes."

Segundo o "FT", entretanto, a natureza da política brasileira, com mais de 30 partidos, indica que evangélicos não têm facilidade em implementar políticas fundamentalistas.

A discussão sobre a influência da religião na política brasileira não é exatamente nova, e volta aos holofotes internacionais quando há novas notícias sobre isso, como a possível eleição de Crivella no Rio.

Em uma série de entrevistas ao autor deste blog Brasilianismo, especialistas brasileiros e estrangeiros se debruçaram sobre a influência da religião na política brasileira. Segundo pesquisadores, por trás da religião que simboliza a disputa política no Brasil de hoje, há um embate social e cultural que envolve menos a fé do que a vontade de conquistar poder político e econômico.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo