Deu na 'Science': PEC do Teto pode sufocar pesquisas científicas no Brasil
A aprovação da Proposta de Emenda Constitucional 241, chamada de PEC do Teto de Gastos, pode sufocar as pesquisas científicas no Brasil, segundo reportagem publicada pela revista "Science". Segundo analistas ouvidos pela publicação internacional, o limite dos gastos colocaria uma camisa de força no orçamento de pesquisas do país.
"O orçamento federal para ciência, tecnologia e inovação, aproximadamente US$ 1,5 bilhão, é o menor em dez anos, quando corrigido pela inflação. Agências têm reduzido bolsas tanto em número quanto em valores", diz a reportagem. "A situação é tão crítica que institutos federais de pesquisa estão sofrendo para pagar as contas de energia elétrica."
O tom da reportagem é duro, e os entrevistados apontam que o país está indo no sentido errado ao limitar investimentos em ciência e tecnologia.
Apesar de crítica ao limite de gastos, a revista ouviu o ministro da Ciência, Gilberto Kassab, que diz que a culpa pelo estado da ciência brasileira é do governo de Dilma Rousseff.
A PEC tem sido tema de muitas reportagens sobre o país no exterior. Segundo o jornal britânico de economia "Financial Times", a medida tem forte apoio de investidores e pode ser capaz de driblar a impopularidade do governo e ajudar a economia do Brasil a começar a se recuperar.
"Os planos de Temer para um teto dos gastos e a esperada reforma para controlar os gastos da previdência foram bem recebidos por investidores. Mercados consideram as medidas essenciais para diminuir o crescente déficit do orçamento e restaurar o crescimento em uma economia que enfrenta sua pior recessão em mais de um século", diz o jornal.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.