Topo

Blog do Brasilianismo

Timothy Power: Impeachment seguiu regras, mas seu mecanismo tem defeitos

Daniel Buarque

06/09/2016 10h53

constitu

O processo de impeachment que cassou o mandato da presidente Dilma Rousseff seguiu as regras previstas na Constituição brasileira, segundo o diretor do Programa de Estudos Brasileiros da Universidade de Oxford, Timothy Power. Essas regras, entretanto, têm "graves defeitos", disse Power em entrevista ao jornal "Valor Econômico".

"Eu não conheço outro Estado, outro sistema político no mundo, onde tanto controle fica nas mãos de uma pessoa. O 'gate keeper' do impeachment não é o Congresso, é o presidente de uma das Casas do Congresso. E claramente houve um conflito pessoal entre ele  [Eduardo Cunha] e alguns elementos do partido da presidente e ele resolveu abandonar a coalizão", disse.

Ele criticou ainda o fato de o Congresso, e não o Supremo Tribunal Federal, avaliar a validade jurídica do conteúdo do pedido de impeachment. E apontou problemas no processo de afastamento do presidente antes do fim do processo de impeachment.

"O afastamento tem um ar de irreversibilidade no Brasil. A ideia de que se poderia destituir o interino e colocar a presidente de novo era uma ideia falsa".

O pesquisador participou junto com acadêmicos do Brasil e do exterior do 10º Encontro da Associação Brasileira de Ciência Política, em Belo Horizonte.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo