Topo

Blog do Brasilianismo

'Forbes': Fim da Olimpíada encerra megaeventos e vira adeus à era do PT

Daniel Buarque

23/08/2016 17h31

'Forbes': Brasil dá adeus a Olimpíada e já prepara despedida de Dilma

'Forbes': Brasil dá adeus a Olimpíada e já prepara despedida de Dilma

Com os fogos de artifício que encerraram os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, no domingo, o Brasil se despede de duas eras de uma só vez. O país deixa para trás a era dos megaeventos esportivos e também a era do Partido dos Trabalhadores, segundo uma reportagem publicada no site da revista americana de economia "Forbes".

"Esta semana marca o ato final da presidente Dilma Rousseff, a primeira mulher a presidir o país e a segunda chefe do Executivo a sofrer impeachment desde o fim da ditadura militar em 1985", diz a publicação.

Segundo a reportagem, Dilma tem apenas 10% de conseguir uma mudanças surpreendente para se manter no poder, mas a probabilidade de isso acontecer é muito baixa.

"A saída de Dilma marca o fim de 14 anos de governo do Partido dos Trabalhadores, um partido de esquerda que muitos acreditam que ela ajudou destruir ao levá-lo ainda mais para a esquerda", diz.

A revista explica que todo o processo de impeachment gera muita polarização no Brasil, e diz que desde o ano passado começaram os planos da oposição para tirá-la do poder.

"Vamos aceitar, todo impeachment é um julgamento político. O Senado é o juiz e o júri", diz. "Em outras palavras, Dilma não tem chances."

Então, complementa, a semana começa com o país dizendo adeus à Olimpíada e se preparando para se despedir também da presidente.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo