Topo

Blog do Brasilianismo

Tyler Cowen: Brasil continua sendo o 'país do futuro', e isso é positivo

Daniel Buarque

12/08/2016 12h37

Tyler Cowen: Brasil continua sendo o 'país do futuro', e isso é positivo

Tyler Cowen: Brasil continua sendo o 'país do futuro', e isso é positivo

A permanente ironia de dizer que o Brasil é o "país do futuro, e sempre será", e a ideia de que o Brasil não conseguiu até agora chegar ao patamar dos países mais desenvolvidos do mundo escondem grandes avanços dos contrastes do país ao longo das últimas décadas, segundo o economista Tyler Cowen.

Em um artigo publicado em sua coluna da revista online de opinião da rede de economia "Bloomberg", Cowen defendeu que uma combinação dos sucessos e fracassos do país formam um quebra-cabeça que ajudam a entender as promessas alcançadas e as ainda distantes para o Brasil.

"Na verdade, é uma grande conquista continuar sendo 'o país do futuro' por tanto tempo. Pode-se dizer o mesmo da Argentina ou da Venezuela? Se tem uma coisa que aprendemos na competição olímpica é que, se você continuar no jogo por várias rodadas, suas chances de vencer aumentam", explica Cowen.

Professor de economia da Universidade George Mason, Cowen destaca o tamanho do Brasil e da sua população como fonte de vantagens e desvantagens para o país. Por um lado, há uma dificuldade em estabelecer uma governança estável, mas por outro há um grande dinamismo econômico, explica.

Ele aponta também a diversidade nacional como fonte de riqueza e de desafios para o país. E trata ainda da história política brasileira, alternando entre ditaduras e descentralização política, mas que tem avançado.

"O Brasil hoje é uma democracia real com algum grau de responsabilização política, apesar de falhar no funcionamento do federalismo", diz.

O discurso sobre a ideia do Brasil como "país do futuro" sempre volta à tona em momentos de ascensão e crise do país. Na virada da primeira década do século 21, os avanços nacionais levavam ao discurso de que o Brasil havia "chegado", e isso era tão repetido que acabei usando a ideia no título do livro que escrevi sobre a imagem internacional do país: "Brasil, um país do presente".

Explicava então que, enquanto adentra a segunda década do século 21, o Brasil expõe facetas bem variadas na sua comparação com o mundo e com o tempo. Há quem diga, com um olhar externo semelhante ao usado por Stefan Zweig há sete décadas, que o país se consolidou como terra do "hoje", atualizada em relação a outras nações – quando se analisa a economia, por exemplo. Um olha mais profundo sobre a política, entretanto, pode ainda questionar se o país não está preso a coisas do passado. Pode-se dizer, então, que é o país do presente, mas ao mesmo tempo mantém características de país do futuro e até o do passado.

Ao tratar deste tema no livro e em sua edição mais recente, quando avalio a ascensão e a queda recente da imagem do Brasil, entretanto, um outro ponto ganhou relevância. Mais do que falar de "presente" ou de "futuro", como espaços temporais, o importante é pensar o Brasil como um "país presente", atuante, visível.

Isso está claramente evidente na exposição global do Brasil durante esta Olimpíada, que deu motivação à análise de Cowen. E faz sentido quando pensamos que elementos de tempo convivem nos contrastes do Brasil atual.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo