Fragmentação política é raiz de problemas do Brasil, diz agência dos EUA
O sistema político fragmentado em dezenas de partidos e a necessidade de formação de coalizões para governar o país são as raízes dos problemas e instabilidades vividos pelo Brasil, segundo um estudo da agência norte-americana de inteligência e geopolítica Stratfor.
"O problema com um sistema que incorpora tantos partidos políticos é que ele enfraquece o Executivo, caso ele seja incapaz de unir uma coalizão", diz a análise.
"Manter o equilíbrio em um ambiente tão heterogêneo se torna mais difícil em tempos de crise política e social", continua, justificando a instabilidade vivida pelo país com o crescimento da insatisfação popular com o governo de Dilma Rousseff, entre o final de 2015 e o começo de 2016.
"O sistema político brasileiro requer muita manobra política pelo presidente para formar e manter uma coalizão ampla. Quando seis de nove partidos da coalizão do governo abandonaram a presidente Dilma Rousseff, ela foi incapaz de atingir o total de um terço dos votos necessários para impedir o impeachment", diz.
A Stratfor vinha acompanhando o processo de afastamento da presidente. A análise afasta a ideia de golpe de Estado e explica que o sistema tem problemas que permitem este tipo de manipulação.
"Apesar de um impeachmente precisar se basear em uma alegada violação legal específica, ele é em último caso uma decisão política, e não jurídica. Se Dilma tivesse sido capaz de manter uma coalizão coesa, ela teria recebido os votos necessários para evidar o processo de impeachment contra ela", diz.
Segundo a agência, Dilma foi perdendo apoio aos poucos, e acabou sendo incapaz de manter a coalizão que a mantinha no poder.
Além da instabilidade, a Stratfor alega ainda que o sistema político fragmentado favorece a corrupção. A análise cita esquemas de desvios formados em empresas a partir de indicações políticas. "Ao indicar partidos aliados para posições importantes em estatais, políticos podem garantir propinas e subornos para eles mesmos", explica.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.