Topo

Blog do Brasilianismo

'Folha': Indicado a embaixador dos EUA diz que Brasil tem democracia madura

Daniel Buarque

22/06/2016 11h42

Deu na 'Folha': Indicado embaixador dos EUA diz que Brasil tem democracia madura

Deu na 'Folha': Indicado embaixador dos EUA diz que Brasil tem democracia madura

Em meio a escândalos políticos e de corrupção, o Brasil tem "extraordinária" transparência, segundo o diplomata norte-americano Peter McKinley, apontado pelo presidente Barack Obama para ser o próximo embaixador dos EUA no Brasil.

Segundo reportagem da "Folha de S.Paulo", que acompanhou a sabatina de McKinley no Senado dos EUA, o indicado para representar o país no Brasil defendeu que a democracia está amadurecida na política brasileira, mesmo considerando a atual instabilidade por conta do processo de impeachment.

"O processo enfatiza a força da democracia brasileira", disse.

"Estado de direito, processo institucional forte, sociedade civil, mídia extraordinariamente ativa, polícia, investigadores federais, um sistema judicial, que pôde fazer seu trabalho praticamente sem obstáculos", explicou.

"Estamos confiantes em que a maturidade da democracia brasileira ajudará a desenvolver firmes relações."

Segundo a reportagem, McKinley, de 62 anos, é filho de americanos, nasceu na Venezuela e cresceu entre Brasil, México, Espanha e EUA. Ele morou dois anos em São Paulo e estudou no departamento de Estudos Brasileiros na Universidade Oxford (Reino Unido).

A observação do indicado a embaixador no Brasil segue a linha do que os Estados Unidos têm falado oficialmente sobre o Brasil desde o início do processo de impeachment. Sem defender abertamente o governo interino ou a presidente afastada, os EUA têm tentado passar a imagem de que respeitam os processos políticos do Brasil sem se envolver diretamente.

Segundo a colunista da "Folha" Patrícia Campos Mello, a Casa Branca está sendo ultracautelosa em relação à crise política do Brasil. "A última coisa que Washington quer é ser acusado de se intrometer nos assuntos brasileiros —o que, inclusive, daria ampla munição para o discurso de golpe adotado pelo PT", diz.

"Para Washington, por enquanto, há um presidente interino e uma presidente afastada —e não um novo governo. Haverá um novo governo (ou não) ao fim do julgamento de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff. E então, só então, haverá um posicionamento oficial do governo americano. Obama não é Bush", explicou.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo