Topo

Blog do Brasilianismo

Deu na 'Forbes': Privatizar o pré-sal seria bom para o Brasil

Daniel Buarque

21/06/2016 06h55

Deu na 'Forbes': Privatizar o petróleo do pré-sal seria bom para o Brasil

Deu na 'Forbes': Privatizar o petróleo do pré-sal seria bom para o Brasil

O site da revista norte-americana de economia "Forbes" publicou um longo texto defendendo as vantagens para o Brasil de uma possível privatização do pré-sal.

Um dos pontos centrais defendidos pelo texto é o fato de que a Petrobras está altamente endividada, precisando vender ativos e buscando se reestruturar – e o pré-sal é algo que interessaria às empresas internacionais e atrairia investimentos.

"Salvar a Petrobras do peso de mais dívidas é uma coisa boa para uma grande empresa. É um benefício para o país, pois ele não vai mais precisar da Petrobras para desenvolver novos projetos, que podem ser tocados pelo setor privado. No nível macro, isso significa mais petróleo, mais gás, e mais dinheiro para os brasileiros e para seu governo. No nível micro, significa apenas que a Petrobras não seria mais forçada a morder mais do que consegue mastigar", argumenta.

O tema é polêmico, e o autor do texto sabe disso, tanto que já começa mencionando reações de brasileiros indignados com a proposta.

"Privatização. A palavra, se for dita alto o suficiente em certos círculos no Brasil, é vomo gritar 'fogo!' (…) Yankee vá embora! Imperialista! O petróleo é nosso! Essas palavras voam automaticamente no momento em que você a menciona", diz, alegando que sofreu ataques quando defendeu a tese em um artigo publicado no jornal "Boston Globe".

A publicação tenta argumentar os aspectos econômicos da medida proposta pelo atual ministro das Relações Exteriores, José Serra, "senador que a esquerda ama odiar".

O texto explica como funcionaria esta privatização, e diz que isso não significa uma usurpação do governo breasileiro. Mesmo com a privatização, diz, "o governo ainda é dono do petróleo. O que significa que o povo brasileiro é dono do petróleo, o que significa que as empresas, seja a Petrobras ou a Shell, paga impostos e royalties ao Estado para vender o petróleo", diz.

Segundo o artigo, os próprios Estados Unidos privatizaram áreas produtoras de petróleo, algumas que são operadas pela própria Petrobras.

"A Petrobras controla oito campos de petróleo e gás em águas americanas", diz. "Nenhuma pessoa que viva no Golfo do México está preocupada que a Petrobras está roubando seu petróleo."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo