Topo

Blog do Brasilianismo

'Al Jazeera' visita Mariana (MG) e fala sobre 'o silêncio depois da lama'

Daniel Buarque

15/06/2016 17h47

'Al Jazeera' visita Mariana (MG) e fala sobre 'o silêncio depois da lama'

'Al Jazeera' visita Mariana (MG) e fala sobre 'o silêncio depois da lama'

A rede de notícias árabe 'Al Jazeera' publicou em seu site uma longa reportagem sobre a atual situação de Mariana, em Minas Gerais, que foi devastada pelo rompimento da barragem da Samarco, no final do ano passado.

Um dos destaques da reportagem é a descrição de sobreviventes que falam sobre o silêncio que dominou a região depois do acidente.

"Quando a represa se rompeu, uma onda de lama de três metros com 62 milhões de metros cúbicos de dejetos de mineração correram pelo vale na direção da pequena cidade de Bento Rodrigues", relata o texto, ilustrado com excelentes imagens da região.

A reportagem destaca ainda problemas no sistema de alerta na região, o que acarretou na morte de 19 pessoas. "Todos podiam ser salvos", diz.

Desde o dia seguinte ao rompimento da barragem, a imprensa internacional vem acompanhando bem atentamente o desenrolar dos fatos em Mariana.

Poucos dias depois do incidente, já podiam ser encontradas mais de mil reportagens em diferentes idiomas em publicações de todo o planeta. O tom em geral já era focado no enorme desastre ambiental causado pelo rompimento, bem como a busca de responsabilidades pelo incidente e o impacto econômico dessa tragédia.

A tragédia ocorrida em Mariana foi listada pelo jornal britânico "The Guardian" como um dos cinco piores escândalos empresariais do mundo em 2015, ao lado das denúncias de manipulação de testes de emissão de gases da Volkswagen (que foi chamada de "vilão do ano").

O rompimento da barragem em Mariana deu a tônica da narrativa de crise no Brasil, permitindo que a ideia de "desastre" fosse associada à imagem do país não só na questão ambiental, mas também na da economia e da política.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo