Topo

Blog do Brasilianismo

Evento nos EUA diz que crise 'caseira' do Brasil precisa de solução de casa

Daniel Buarque

14/06/2016 07h57

Evento nos EUA aponta que crise 'caseira' do Brasil precisa de solução 'caseira'

Evento nos EUA aponta que crise 'caseira' do Brasil precisa de solução 'caseira'

Por Diogo Cruz

O conturbado início da administração do presidente em exercício Michel Temer, em meio à grave crise econômica, aos escândalos de corrupção e ao processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, continua e continuará a repercutir por algum tempo no Brasil e no exterior. Nesta última quinta-feira (9), o Brazil Institute do Woodrow Wilson International Center for Scholars promoveu um evento em Washington D.C, nos EUA, com o tema "Brazil under acting President Michel Temer" (Brasil sob administração do presidente em exercício Michel Temer), para discussão dos atuais desafios que o Presidente interino enfrenta diante de tamanha crise política e econômica.

O painel de discussão contou com a participação de Juliano Basile, correspondente em Washington do jornal "Valor Econômico"; Mônica de Bolle, pesquisadora do Peterson Institute of International Economics; Cláudio Couto, professor da Fundação Getúlio Vargas; David Fleischer, professor da Universidade de Brasília; Maurício Moura, diretor da Ideia Inteligência; e Paulo Sotero, diretor do Brazil Institute.

A discussão girou em torno da atual crise político-econômica enfrentada pelo país, suas causas e os desafios para combatê-la. A recente declaração do ministro Henrique Meirelles repercutiu durante o evento, em que afirmou que a crise atual pode vir a ser a maior da história do país.

O diretor do Brazil Institute, Paulo Sotero, enfatizou que o grande desafio no Brasil hoje é o problema do déficit fiscal, em que se revelou maior que o esperado. Ele considera que o foco do presidente em exercício deve ser na solução deste problema e que, sem ajustar essa questão, ficará difícil endereçar outras questões relevantes para o país.

A pesquisadora Mônica de Bolle foi na mesma linha ao considerar que o maior problema na economia hoje é de ordem fiscal, com causa relacionada ao desmonte, após a Crise Financeira de 2008, da estrutura macroeconômica que funcionou durante muito tempo no país pós estabilização econômica.

Políticas que não levaram em conta a responsabilidade fiscal do país tiveram como consequência o aumento da dívida pública brasileira, que gira em torno de 70% do PIB, avaliada como muito alta para um país emergente.

Também foi unânime que a solução passa pelo Congresso Nacional. O jornalista Juliano Basile ressaltou reformas necessárias, como a tributária, trabalhista, previdenciária e orçamentária.

O professor Cláudio Couto mencionou o grande desafio do atual presidente em conseguir apoio do Congresso para passar medidas de enfrentamento da crise, inclusive através de Emendas Constitucionais, e em construir uma coalização política em que o permita dirigir o país.

Ele considera que a combinação do colapso econômico, dos escândalos de corrupção e da perda do apoio no Congresso foi o principal fator que levou a presidente Dilma a ter que enfrentar o processo de impeachment.

O consultor Mauricio Moura salientou a pesquisa realizada pela Ideia Inteligência, em que 66% da população não tem expectativas quanto ao governo Temer, sob a ótica de que é necessário esperar um pouco para ver o que irá acontecer, e que 92% não acredita que Dilma conseguirá retornar ao Planalto.

Por fim, os escândalos de corrupção desencadeados pela Operação Lava Jato também foram debatidos. A imprevisibilidade e complexidade da situação foi destacada, na medida em que dezenas de delações premiadas estão em andamento. Apesar de afetar negativamente a já fragilizada economia brasileira, a Lava Jato não é causa, e sim parte da solução, de acordo com Juliano Basile, e conta com apoio maciço da população.

A crença é que a crise brasileira é de natureza interna, foi criada por uma série de decisões equivocadas nos últimos anos. E para crise "caseira", a solução também deve ser "caseira".

Diogo Cruz é administrador e atualmente cursa mestrado em política de desenvolvimento internacional na Duke University.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo