Audiência no Congresso dos EUA discute a violência policial no Brasil
O Congresso dos Estados Unidos vai realizar uma audiência sobre a violência policial no Brasil, especialmente o aumento de registro de execuções extrajudiciais.
"Por anos o país vem sofrendo com o registro de uso excessivo da força pela polícia militar, incluindo assassinatos e execuções extrajudiciais", diz o texto de apresentação da audiência.
Leia também: Violência policial é uma das mais fortes imagens do Brasil no exterior
O evento em Washington, DC. é organizado pela Comissão de Direitos Humanos Tom Landos, um grupo bipartidário estabelecido na Câmara dos EUA em 2008. Segundo a comissão, há uma escalada desse tipo de violência no Rio de Janeiro, o que pode estar relacionado com a Olimpíada.
"Homicídios causados por intervenção policial aumentaram significativamente em 2015 e continuam crescendo em 2016. Abusos muitas vezes acontecem em torno de grandes eventos esportivos", diz.
A comissão ressalta ainda que as principais vítimass são jovens negros, e que o país tem problemas levando os crimes à Justiça.
"Uma cultura de impunidade prevalece: Poucos casos são investigados, e menos ainda viram processos, aumentando assim a desconfiança entre a polícia e aqueles que eles deveriam proteger", explica.
A comissão norte-americana já realizou uma audiência semelhante em 2010, quando foram discutidos os abusos aos direitos humanos no Brasil.
Quase todas as semanas é possível ler relatos na imprensa internacional a respeito das violações aos direitos humanos e a brutalidade dos agentes de segurança, que em contrapartida são vistos como incapazes de diminuir a enorme onda de violência que asssusta a sociedade.
Na mídia internacional, a violência policial foi tratada como "epidemia" pela revista "Foreign Policy". Os policiais já foram associados a "assassinatos em série" pela revista "The Economist". Já foi dito que é uma força policial "rápida no gatilho". Já se comparou a ações de terror, e não são raras as definições como "fora de controle" para a violência policial.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.