Topo

Blog do Brasilianismo

Política do Brasil não pode ser santuário de canalhas, diz Jon Lee Anderson

Daniel Buarque

02/06/2016 11h42

Brasil não pode se tornar um santuário de canalhas, diz Jon Lee Anderson

Brasil não pode se tornar um santuário de canalhas, diz Jon Lee Anderson

O premiado jornalista e escritor norte-americano Jon Lee Anderson fez um balanço da crise política do Brasil em um artigo publicado no site da prestigiada revista norte-americana "The New Yorker".

Anderson criticou o processo de impeachment e as revelações recentes de que políticos tentam interromper a ação de investigações da Opração Lava Jato. Segundo ele, é preciso ampliar ainda mais a luta contra a corrupção a fim de buscar a estabilidade do país.

"Para os brasileiros conseguirem restaurar a democracia a sua saúde completa, cargos eletivos públicos não podem continuar sendo um santuário de canalhas", diz o texto.

Anderson tem ampla experiência em coberturas de guerras, conflitos e crises políticas internacionais, e já escreveu livros sobre o Afeganistão, o Iraque e uma biografia de Che Guevara. Ele também já escreveu muito sobre a América Latina, incluindo reportagens sobre o Brasil.

Em seu texto, ele chama o noticiário recente sobre a política brasileira, especialmente desde o início do governo interino de michel Temer, de uma "litania de ironias".

"Compreensivelmente, muitos brasileiros estão com raiva e confusos sobre o que está acontecendo com seu país", diz. "Para reestabelecer a ordem, asism como a confiança do público, as investigações sobre a corrupção precisam ser expandidas para incluir a evidência de que o impeachment de Dilma Rousseff pode ter sido planejada, em certa medida, para limitar a Lava Jato", avalia.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo