Topo

Blog do Brasilianismo

Oliver Stuenkel: Brasil vive cenário ideal para políticos populistas

Daniel Buarque

02/06/2016 07h53

Oliver Stuenkel: Brasil vive cenário ideal para populistas como Berlusconi e Chávez

Oliver Stuenkel: Brasil vive cenário ideal para populistas como Berlusconi e Chávez

A crise no Brasil gerou uma forte rejeição aos atores políticos e uma pulverização do poder, o que cria o cenário ideal para populistas, segundo o cientista político Oliver Stuenkel, professor de Relações Internacionais da FGV e membro não residente do Instituto Global de Política Pública (GPPi), em Berlim.

Em entrevista à rede alemã "Deutsche Welle", Stuenkel disse que, a ideia de realizar novas eleições no país, que foi defendida pela própria "DW", pode gerar riscos. Segundo ele, o Brasil vive um clima parecido com a era pré-Berlusconi, na Itália, e pré-Chávez, na Venezuela.

Leia abaixo alguns trechos da entrevista

Você acha que têm razão aqueles que afirmam que Dilma foi removida do cargo mais por razões políticas do que pela alegada manipulação do orçamento?
Dilma certamente não caiu por causa das supostas pedaladas fiscais, mas porque fracassou em governar adequadamente. Se ela não tivesse caído por isso, tinha caído por outra coisa.

Então, mesmo o governo Temer tendo perdido muito de seu já minguado apoio, é improvável que Dilma volte?
Nem mesmo o Partido dos Trabalhadores (PT) de Dilma quer que ela volte, porque todo mundo sabe que ela foi uma péssima presidente. Ela pode ser uma boa pessoa, mas é uma péssima política. Tirando um grupo bastante radical, ela não tem apoio público e nenhuma autoridade política.

O Brasil estaria caminhando para novas eleições?
Temer fez uma série de erros amadores em público. Ele pode simplesmente renunciar, mas a coisa mais provável de acontecer é a seguinte: se o governo Temer se tornar insustentável e protestos crescerem, os tribunais vão mover um processo de impeachment também contra o governo Temer. Não quero dizer que eles venham a emitir sentenças falsas, mas considero que eles têm um senso muito agudo de responsabilidade em evitar mais instabilidade. E há acusações contra ambos, Temer e Dilma, de terem financiado de forma ilícita suas campanhas presidenciais em 2014.

Considerando que não há aparentemente nenhum político com uma ficha limpa, em que novas eleições poderiam contribuir para uma maior estabilidade?
É fato que existe um tipo de pulverização na política brasileira e uma rejeição a toda a classe política – um cenário ideal para os populistas. No Brasil, há um clima pré-Berlusconi ou pré-Chávez. O mesmo aconteceu na Itália durante as investigações da Operação Mãos Limpas no início dos anos 90, que levaram à eleição de Silvio Berlusconi, e também na Venezuela, no processo que ajudou Hugo Chávez a se tornar presidente. Em novas eleições poderá haver dez ou mais candidatos, variando de moderados, como o ex-presidente Lula e seu adversário nas eleições de 2002, José Serra, até o radical de direita xenófobo Jair Bolsonaro. Com tantos candidatos, os radicais têm uma boa chance de avançar para um segundo turno, com apenas 10% dos votos. Essa é a grande preocupação no momento.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo