Topo

Blog do Brasilianismo

Marshall Eakin: Impeachment revela guerra cultural por identidade do Brasil

Daniel Buarque

01/06/2016 10h58

Marshall Eakin: Impeachment revela guerra cultural pela identidade brasileira

Marshall Eakin: Impeachment revela guerra cultural pela identidade brasileira

Enquanto o debate global a respeito das crises econômica e política do Brasil focam nos impactos na estabilidade e nas perspectivas da recessão e da legitimidade do governo, o impeachment de Dilma Rousseff pode marcar uma ruptura muito mais grave para o país.

"Acredito que uma ameaça mais profunda gerada por esta crise vai ser o senso de si mesmo dos brasileiros, a própria identidade dos brasileiros", analisou o brasilianista e historiador norte-americano Marshall Eakin, em texto publicado pelo portal "The Conversation".

"Em meus 40 anos estudando a história e a cultura brasileiras, nunca vi o país tão polarizado. Na última década, passei longos períodos no Brasil pesquisando e escrevendo (…). Mais de que muitos outros países, o Brasil teve uma narrativa dominante e poderosa sobre sua identidade nacional por décadas. Mas agora os brasileiros estão amargamente divididos", diz, citando as disputas políticas no país.

"A cultura cívica e a identidade nacional do Brasil podem ser vítimas adicionais dessa crescente divisão política", explicou.

Eakin é um dos nomes mais importantes da mais recente onda de estudos brasileiros nos EUA. Professor da Universidade Vanderbilt, no Tenessee, ele idealizou a criação da Brasa, a Associação de estudos brasileiros nos EUA, grupo que reúne mais de 600 pesquisadores e da qual foi secretário-executivo.

Em entrevista ao blog Brasilianismo, em abril, ele já criticava o processo de impeachment, e dizia que o fato de o então presidente da Câmara, Eduardo Cunha, já ter sido manchado por claras e substanciais denúncias de corrupção tornava o processo ainda mais desanimador. "A tragédia do Brasil é que a corrupção há muito tempo é parte do sistema, e se espalhou", disse.

"O afastamento de Dilma Rousseff da Presidência ofereceu forte evidência do que pode ser uma batalha de narrativas culturais e da sociedade cívica", disse.

"Qualquer que seja o resultado final do processo de impeachment, é provável que ele faça retroceder a crescente cultura cívica e participativa em política. Ele vai deixar os brasileiros se questionando quem eles são como um povo e o que eles podem se tornar."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo