'Democracia no Brasil está viva', responde embaixador do Brasil em Londres
O embaixador brasileiro em Londres, Eduardo dos Santos, publicou uma carta no jornal "The Guardian" reagindo à acusação de parlamentares britânicos de que o processo de impeachment de Dilma Rousseff seria um insulto à democracia. Segundo o embaixador, a democracia brasileira "está viva e bem".
"O processo de impeachment segue os requerimentos da Constituição brasileira e a lei, sob o olhar do Supremo Tribunal Federal. É incorreto descrever o processo como manobras políticas contra a vontade do eleitorado", diz.
Um dia antes da carta do embaixador, um grupo de 20 parlamentares britânicos condenou o processo de impeachment e o afastamento de Dilma no mesmo jornal.
"Condenamos a suspensão da presidente Dilma Rousseff no Brasil. É errado que alguns parlamentares pisoteiem a vontade política expressada nas urnas por 54 milhões de brasileiros", diz o texto assinado por uma maioria de parlamentares do Partido Trabalhista, critica o governo interino de Michel Temer.
O embaixador brasileiro reagiu explicando que no sistema presidencialista, os votos recebidos pelo presidente não previnem que um processo de impeachment avalie se o chefe de Estado cometeu um crime de responsabilidade.
"A embaixada brasileira rejeita qualquer alegação de que houve uma tentativa de derrubar a democracia no Brasil, ou de que programas sociais dos anos recentes podem ser revertidos", diz.
A resposta do embaixador segue a linha exigida pelo novo governo, que determinou que os diplomatas brasileiros combatam no exterior o discurso que compara o impeachment a um golpe.
Os embaixadores brasileiros ao redor do mundo receberam uma circular instruindo como devem "combater ativamente" as acusações de golpe no país. "Os equívocos porventura cometidos no tratamento de temas da realidade brasileira por autoridades locais na jurisdição do posto, geradores de percepções erradas sobre o corrente processo político no Brasil, devem ser ativamente combatidos por vossa excelência", diz o documento.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.