Deu na "Folha": Governo Temer cobra que diplomatas combatam imagem de golpe
Reportagem publicada na "Folha de S.Paulo" revela que o governo Temer está atuando para que os diplomatas brasileiros combatam a imagem de que houve um golpe de Estado no processo de impeachment de Dilma Rousseff.
Segundo o texto da repórter especial Patrícia Campos Mello, os embaixadores brasileiros ao redor do mundo receberam uma circular instruindo como devem "combater ativamente" as acusações de golpe no país.
"Os equívocos porventura cometidos no tratamento de temas da realidade brasileira por autoridades locais na jurisdição do posto, geradores de percepções erradas sobre o corrente processo político no Brasil, devem ser ativamente combatidos por vossa excelência", diz o documento.
"Declarações vagas e sem fundamento sobre a inobservância da legislação brasileira […] sobretudo emanadas de autoridades governamentais ou de dirigentes de organismos internacionais, precisam ser enfrentadas com rigor e proficiência, a fim de evitar que continuem a fomentar dúvidas infundadas sobre a lisura do processo político no Brasil", diz a circular. "Não é admissível que o processo de impeachment seja assemelhado a 'manobras' ou 'farsas políticas'."
A mudança política no Ministério de Relações Exteriores sob o governo interino de Michel Temer tem sido um dos temas mais importantes nas abordagens internacionais sobre o Brasil. As declarações de José Serra como novo chanceler receberam elogios de colunistas na mídia internacional, mas também foram criticadas como um sinal de volta ao passado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.