Topo

Blog do Brasilianismo

Debate na UCLA indica que crises afetarão toda a classe política brasileira

Daniel Buarque

18/05/2016 07h25

Debate na UCLA indica que crises afetarão toda a classe política brasileira

Debate na UCLA indica que crises afetarão toda a classe política brasileira

A perda do controle fiscal do Brasil gerou uma crise econômica que desencadeou em uma crise política e levou à atual turbulência vivida pelo país com o afastamento da presidente Dilma Roussef. Esta é uma das conclusões de uma discussão sobre a situação brasileira em uma das principais universidades dos Estados Unidos, a UCLA.

O debate reuniu os professores visitantes da UCLA William Summerhill, Roberto Véras de Oliveira, a historiadora Barbara Geddes e o cientista político Manoel Gehrke. Organizado pelo Centro de Estudos Brasileiros da universidade, o encontro aconteceu na Luskin School of Public Affairs e foi moderado pelo doutorando e ciência política Fabrício Fialho.

Summerhill analisou os problemas econômicos do país, e defendeu que a crise fiscal gerou uma forte desconfiança internacional em relação ao Brasil e levou ao colapso do investimento estrangeiro.

Avaliando a situação política, Geddes comparou o impeachment de Dilma à prisão do mafioso Al Capone por sonegar impostos.

"Por outro lado, enquanto ela estava no poder, níveis impressionantes de roubo do Estado aconteceu… O tamanho da corrupção significa que não é só ela que vai cair, mas grande parte da classe política brasileira", disse.

Gehrke tratou mais aprofundadamente dessas investigações de corrupção, e defendeu que uma operação como a Lava Jato tem potencial de causar danos a toda a classe política.

O sociólogo Véras de Oliveira fez uma análise conjuntural e ideológica da crise brasileira. Para ele, há uma ascensão de movimentos conservadores que fazem forte crítica ao que foi feito pelo governo do PT ao longo dos últimos anos.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo