Noam Chomsky: 'Gangue de ladrões' afastou Dilma da Presidência
O processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff é um "golpe brando" liderado por uma "gangue de ladrões", segundo o linguista norte-americano Noam Chomsky, ícone do pensamento de esquerda.
"O que está acontecendo no Brasil é extremamente infeliz em muitos sentidos", disse Chomsky em entrevista ao site norte-americano "Democracy Now".
Ele criticou o envolvimento do PT em escândalos de corrupção, mas ressaltou que o partido venceu as eleições e foi afastado por uma elite que o detesta.
"Dilma talvez seja a única política no poder que não roubou para se enriquecer e está sendo retirada do poder por uma gangue de ladrões que o fez", disse.
Ele também minimizou o uso das pedaladas fiscais como motivação do impeachment. "A elite detesta o Partido dos Trabalhadores e está usando esta oportunidade para se livrar do partido que venceu as eleições. Eles não querem esperar novas eleições, que eles provavelmente perderiam, e estão querendo se livrar do PT, explorando a recessão econômica, que é séria, e o grande escândalo de corrupção que foi exposto", disse.
Chomsky falou ainda sobre as crises políticas no Brasil e a influência dos Estados Unidos sobre a América Latina. Segundo ele, nos últimos anos os EUA foram afastados da região, e passaram a ter menos influência política e capacidade reduzida de se envolver com tomadas de poder semelhantes às do passado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.