Topo

Blog do Brasilianismo

Lee Alston: Impeachment é janela de oportunidade para Brasil se recuperar

Daniel Buarque

16/05/2016 17h38

Lee Alston: Impeachment é janela de oportunidade para Brasil se recuperar

Lee Alston: Impeachment é janela de oportunidade para Brasil se recuperar

"Longe de ser um golpe, a atual turbulência oferece uma chance ao Brasil, com a liderança certa, voltar a políticas iniciadas nos anos 1990 colocando o país numa trajetória virtuosa de grande crescimento e redução das desigualdades".

A avaliação faz parte de um artigo do professor de economia da Universidade de Indiana Lee Alston. Segundo ele, o processo novelesco do impeachment aconteceu dentro das regras constitucionais, sem envolvimento dos militares, então não se poderia falar em golpe.

O posicionamento de Alston é baseado no seu livro "Brazil in Transition", que vai ser publicado em breve nos Estados Unidos. Segundo ele, por mais que processos de impeachment normalmente gerem instabilidade, na atual situação, ele pode aumentar a confiança internacional no Brasil.

O texto do economista foi publicado no site "The Conversation". Alston admite que o presidente interino, Michel Temer, não parece ter a autoridade moral de presidentes como Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, que ele avalia como importantes na citada "trajetória virtuosa". Mas diz que ele tem a oportunidade de tentar recuperar o país sem abandonar a inclusão social.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo