Futebol ainda é estereótipo mais forte da imagem do Brasil na China
O Brasil é um país incrível no futebol. Ainda. Pelo menos é o que pensam os chineses.
Um levantamento realizado a partir da ferramenta de buscas na internet mais usado no país, o Baidu, revelou os principais estereótipos que a China associa aos países americanos. Ao buscar o Brasil, o futebol foi a referência imediata.
O levantamento não tem valor estatístico real, mas é um bom indício do que os chineses pensam, ao mostrar o que eles buscam. A pesquisa foi realizada pela revista de relações internacionais "Foreign Policy".
"Previsivelmente, os usuários de ferramentas de buscas da China perguntaram por que os brasileiros gostam de futebol e são tão bons no esporte, apesar de parecerem saber sobre a derrota para a Alemanha na Copa de 2014", diz a revista.
Além disso, "protestos sobre os custos da Copa do Mundo e da Olimpíada podem ter inspirado perguntas chineses sobre por que os brasileiros se opõem aos dois eventos – uma reação que pode parecer pouco familiar para os chineses, já que Pequim não economizou na hora de organizar sua Olimíada em 2008, que muitos chineses veem como fonte de orgulho nacional".
Outros temas relacionados ao Brasil no sistema de buscas chineses são o subdesenvolvimento do país, a mudança da capital para Brasília, e a importância da agricultura do país para a alimentação.
Além do Brasil e o futebol, os chineses associam a Venezuela à oposição aos EUA, a Colombia à universidade norte-americana Columbia e o Peru à pronúncia "bi-lu", por exemplo.
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