Topo

Blog do Brasilianismo

Futebol ainda é estereótipo mais forte da imagem do Brasil na China

Daniel Buarque

10/05/2016 17h54

Futebol ainda é estereótipo mais forte do Brasil na China

Futebol ainda é estereótipo mais forte do Brasil na China

O Brasil é um país incrível no futebol. Ainda. Pelo menos é o que pensam os chineses.

Um levantamento realizado a partir da ferramenta de buscas na internet mais usado no país, o Baidu, revelou os principais estereótipos que a China associa aos países americanos. Ao buscar o Brasil, o futebol foi a referência imediata.

Futebol ainda é estereótipo mais forte do Brasil na China

Futebol ainda é estereótipo mais forte do Brasil na China

O levantamento não tem valor estatístico real, mas é um bom indício do que os chineses pensam, ao mostrar o que eles buscam. A pesquisa foi realizada pela revista de relações internacionais "Foreign Policy".

"Previsivelmente, os usuários de ferramentas de buscas da China perguntaram por que os brasileiros gostam de futebol e são tão bons no esporte, apesar de parecerem saber sobre a derrota para a Alemanha na Copa de 2014", diz a revista.

Além disso, "protestos sobre os custos da Copa do Mundo e da Olimpíada podem ter inspirado perguntas chineses sobre por que os brasileiros se opõem aos dois eventos – uma reação que pode parecer pouco familiar para os chineses, já que Pequim não economizou na hora de organizar sua Olimíada em 2008, que muitos chineses veem como fonte de orgulho nacional".

Outros temas relacionados ao Brasil no sistema de buscas chineses são o subdesenvolvimento do país, a mudança da capital para Brasília, e a importância da agricultura do país para a alimentação.

Além do Brasil e o futebol, os chineses associam a Venezuela à oposição aos EUA, a Colombia à universidade norte-americana Columbia e o Peru à pronúncia "bi-lu", por exemplo.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo