Topo

Blog do Brasilianismo

Deu no 'Miami Herald': Impeachment é desproporcional a erros do governo

Daniel Buarque

26/04/2016 11h28

Editorial do 'Miami Herald' diz que impeachment é castigo desproporcional para governo ruim

Editorial do 'Miami Herald' diz que impeachment é castigo desproporcional para governo ruim

Um editorial publicado pelo jornal norte-americano "Miami Herald" (e por sua versão em espanhol 'El Nuevo Herald') defende que o impeachment é um castigo exagerado pela infração das regras de administração fiscal do governo.

O texto defende que a avaliação do processo para retirar Dilma Rousseff do cargo deve olhar apenas para a lei, e ignorar o julgamento político da presidente.

"Os brasileiros não devem se distrair. O crime que vem rebaixando o país é o roubo de políticos. Persigam os corruptos e deixem os eleitores decidirem o destino de políticos incompetentes", diz o texto.

Segundo o jornal, a motivação política no processo contra Dilma se assemelha ao que aconteceu nos Estados Unidos durante o governo de Bill Clinton, que viu a Câmada do país aprovar seu impeachment, mas foi mantido no cargo pelo Senado.

"Clinton tinha de fato se comportado de forma inferior ao que se espera de um presidente. Mas os republicanos que o detestavam nunca conseguiram convencer o público de que defendiam os interesses do país – em oposição a seus próprios interesses políticos", compara o "Miami Herald", alegando que a situação é semelhante à do Brasil atual.

Para o jornal, a verdadeira questão que o Brasil precisa considerar neste momento crítico não são as pedaladas fiscais, mas a corrupção.

"Dilma pode ser culpada de administrar mal a economia, mas suas mão estão limpas no escândalo de corrupção", defende.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo