Brasilianismo

Mark Weisbrot: Impeachment é golpe para elite tomar poder no Brasil

Daniel Buarque

Mark Weisbrot: Impeachment é golpe para elite tomar poder no Brasil

Mark Weisbrot: Impeachment é golpe para elite tomar poder no Brasil

Em um artigo publicado no jornal ''Folha de S.Paulo'',  Mark Weisbrot, codiretor do Centro de Pesquisa Econômica e Política, em Washington (EUA), defendeu que o governo está certo ao comparar o processo de impeachment a um golpe.

''A campanha do impeachment, que o governo descreveu corretamente como golpe, é um esforço da elite brasileira tradicional para obter por outros meios aquilo que não conseguiu conquistar nas urnas nos últimos anos'', escreveu.

Em sua avaliação, o governo do PT está sendo punido por conta da crise econômica.

''É claro que o Partido dos Trabalhadores não estaria vulnerável a essa tentativa de golpe se a economia não estivesse em recessão profunda. Mas também a esse respeito a mídia está claramente equivocada, defendendo mais cortes nos gastos públicos e mais juros altos.''

Weisbrot é também presidente da Just Foreign Policy, organização norte-americana especializada em política externa. Ele já havia publicado, em inglês, um artigo semelhante, criticando o impeachment no Brasil, no site ''The Hill''. Segundo ele, os apesar de não terem envolvimento direto com o processo, os EUA são favoráveis à troca de governo no Brasil.

''O governo dos EUA vem guardando silêncio sobre esta tentativa de golpe, mas há poucas dúvidas quanto à sua posição. Ele sempre apoiou golpes contra governos de esquerda no hemisfério, incluindo, apenas no século 21, o Paraguai em 2012, Haiti em 2004, Honduras em 2009 e Venezuela em 2002'', disse.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil