Topo

Blog do Brasilianismo

Deu no 'LA Times': Passado obscuro da ditadura faz Brasil temer 'golpe'

Daniel Buarque

04/04/2016 11h01

Deu no 'LA Times': Passado obscuro da ditadura faz Brasil temer 'golpe'

Deu no 'LA Times': Passado obscuro da ditadura faz Brasil temer 'golpe'

Uma reportagem do jornal norte-americano "Los Angeles Times" sobre a crise política brasileira e o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff abordou a força retórica do termo "golpe" no atual debate político do país. Segundo o jornal, a palavra faz o país ter medo da volta a um passado obscuro marcado pela violência.

"O idioma costuma ser carregado de política, e, no Brasil, poucas palavras têm a força retórica de golpe. Entre 1930, quando o Brasil sofreu seu primeiro golpe, e 1985, quando sua segunda ditadura chegou ao fim, houve apenas duas décadas de democracia", explica o "LA Times".

Segundo o jornal, "pela definição padrão de golpe, é difícil ver como a tentativa de impeachment poderia ser qualificada assim". Apesar disso, explica, o termo poderia, sim, ser usado, caso o impeachment ocorra sem que seja comprovado um crime sério por parte da presidente.

"A Constituição brasileira diz que um presidente só pode sofrer impeachment se for condenado por um crime sério. As alegações contra Dilma dificilmente chegam a este nível, já que presidentes e governadores há tempos manipularam orçamentos", diz.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo