Topo

Blog do Brasilianismo

'The New Yorker' compara Dilma a Nixon e aponta colapso do governo

Daniel Buarque

31/03/2016 18h32

'The New Yorker' compara Dilma a Nixon e alerta sobre riscos para pobres

'The New Yorker' compara Dilma a Nixon e alerta sobre riscos para pobres

A atual crise política no Brasil e o risco de impeachment levaram a revista norte-americana "The New Yorker" a comparar a presidente Dilma Rousseff ao ex-presidente norte-americano Richard Nixon, que renunciou ao poder dois anos após sua reeleição, em 1974, em meio a um escândalo de corrupção.

"A causa óbvia da queda de Nixon foi o escândalo de Watergate, e a causa óbvia da de Dilma é a Lava Jato", diz a publicação, explicando a amplitude das investigações sobre corrupção no país.

"Escândalos de corrupção são uma parte constante da política brasileira", complementa, tratando do tamanho da operação Lava Jato e o envolvimento de dezenas de políticos nos esquemas descobertos. "Mesmo para os padrões brasileiros, entretanto, as coisas parecem ter saído do controle nos últimos anos."

Segundo a revista, em meio à crise econômica no país e com o risco de mudanças políticas, é importante garantir que os brasileiros mais vulneráveis não sejam esquecidos pelo governo. "Dezenas de milhares de beneficiados pelos generosos programas sociais dos anos Lula e Dilma estão sob risco (…). Será uma tragédia se, na loucura para criar uma nova coalizão política mais a favor dos mercados, estes eleitores sejam deixados para trás."

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo