Topo
Blog do Brasilianismo

Blog do Brasilianismo

Deu na BBC: Olimpíada é ameaça maior à imagem do Brasil do que a crise

Daniel Buarque

22/03/2016 12h03

Deu na BBC: Olimpíada ameaça mais a imagem do Brasil do que a crise

Deu na BBC: Olimpíada ameaça mais a imagem do Brasil do que a crise

Em entrevista ao site brasileiro da rede britânica BBC, o consultor britânico Simon Anholt disse que a Olimpíada do Rio é uma ameaça maior à reputação do Brasil no exterior do que as crises política e econômica pelas quais o país está passando. O problema, segundo ele, é que grandes eventos internacionais, como a Copa e a Olimpíada, fazem o mundo ver uma abudância de notícias sobre a realidade do país sede, o que pode frustrar as expectativas dos estrangeiros.

Segundo Anholt, até a Copa de 2014 o mundo pensava que o Brasil era moderno e desenvolvido. "Vieram horas e horas de transmissão e cobertura da mídia sobre problemas sociais, protestos, crimes. O público se deu conta que era um país em desenvolvimento, e corrigiram aquela visão irrealista, foi um passo atrás. Acho que a Olimpíada será mais um pequeno passo para trás (na imagem do país no exterior)", disse, em entrevista à BBC.

Anholt é a principal referência em estudos de imagem internacional e "marca país", criador do ranking Nation Brands Index (em que o Brasil aparace com a 20ª melhor "marca"), e avalia com frequência a reputação que o Brasil tem no mundo. Em várias entrevistas ao autor deste blog Brasilianismo, ele já falava sobre os riscos de grandes eventos, e em 2009 ele já previa que os eventos poderiam ser ruins para a "marca Brasil".

Na entrevista publicada pela BBC, Anholt reiterou o que havia dito ao blog Brasilianismo alguns meses atrás, que o acúmulo de notícias negativas de política e economia não afetaria a reputação do Brasil.

"Na média, globalmente, o impacto (da atual crise na imagem do país) é zero. Primeiramente, o fato de estar em recessão é algo que a maioria das pessoas na maior parte dos países não sabe a respeito e não se importa, porque não o afeta. De qualquer forma, recessão não é vista como responsabilidade de um país, mas como uma espécie de vírus que você pega, e não um ato deliberado de estupidez ou incompetência do governo", disse.

Anholt também voltou a abordar o estereótipo de que o Brasil é um país "decorativo", não levado muito a sério no resto do mundo. "Os EUA promoveram essa ideia do Brasil como destino turístico, paraíso. Desde aquele filme com Fred Astaire, Flying Down to Rio (1933). Todos pensam no Brasil como um país basicamente decorativo, mas inútil. Um típico país latino: muito bonito, homens e mulheres bonitos, clima maravilhoso. Ninguém trabalha, a economia é corrupta, pobre e desigual, mas é divertido, tem futebol, carnaval e samba. O caos e a corrupção: a imagem clássica do país latino".

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.