Topo

Blog do Brasilianismo

Protesto 'histórico' no Brasil tem interesse reduzido no resto do mundo

Daniel Buarque

14/03/2016 15h27

Protesto 'histórico' no Brasil tem interesse reduzido no resto do mundo

Protesto 'histórico' no Brasil tem interesse reduzido no resto do mundo

A foto da multidão vestida de verde e amarelo ocupando a avenida e pedindo impeachment da presidente Dilma Rousseff é impressionante. Olhando de longe, entretanto, parece a repetição de uma mesma notícia – e notícia repetida não atrai tanta atenção.

A realização dos protestos "históricos" contra o governo em todo o Brasil, reunindo cerca de 500 mil pessoas somente em São Paulo, atraiu atenção reduzida no resto do mundo, em comparação com o que se viu em outras manifestações desde antes da Copa do Mundo. Apesar de uma cobertura intensa na imprensa estrangeira, o assunto não atraiu o interesse do público como outros protestos realizados antes.

Uma pesquisa na ferramenta do Google para tendências na internet permite ver claramente o decrescimento no interesse internacional. A cada onda de manifestações desde 2013, é menor o pico de atração da atenção estrangeira.

Protesto 'histórico' no Brasil tem interesse reduzido no resto do mundo

Protesto 'histórico' no Brasil tem interesse reduzido no resto do mundo

Os protestos de junho de 2013, com toda a aparência de ineditismo, tiveram muito mais força para atrair o interesse do público estrangeiro. Ali havia a surpresa de os protestos ocorrerem em um país que o mundo ainda via como "potência emergente", havia curiosidade sobre os motivos dos manifestantes e, acima de tudo, preocupação pela realização da Copa do Mundo, um evento de importância internacional.

Durante a Copa era possível ver um novo pico de interesse no assunto, e outras duas ondas de atração internacional ocorreram em março e agosto do ano passado.

Agora, em comparação, o mundo já viu centenas de fotos de protestos no Brasil, e viu isso mudar nada ou muito pouco na política do país. Viu-se ainda que a Copa ocorreu sem maiores transtornos, e que é provável que o mesmo ocorra com a Olimpíada. Além disso, as crises econômica e política são temas constantes na mídia estrangeira, e o mundo já voltou a se acostumar a ler sobre problemas no país.

O menor interesse registrado por ferramentas de busca não significa que o assunto foi ignorado internacionalmente. A imprensa estrangeira fez uma ampla cobertura das manifestações recorde, e é possível encontrar mais de 700 reportagens citando os protestos somente em veículos de língua inglesa – além de outras centenas em espanhol, francês, italiano, alemão e até chinês. Tanto assim que desde o domingo não faltaram veículos da imprensa brasileira republicando capas internacionais e falando na "repercussão internacional".

Mesmo com toda a repercussão global, é possível perceber uma mudança no perfil da cobertura. Apesar de terem sido publicadas longas e excelentes reportagens, com descrição dos protestos e explicação sobre a situação do Brasil em plena crise política e econômica, sobra notícia e faltam análises. A maioria dos textos publicados no resto do mundo se prendem a um relato dos fatos, e faltam análises aprofundadas observando o que acontece no Brasil a partir de uma ótica externa.

As reportagens até citam que o governo está sob forte ameaça de impeachment, mas o tema está sendo debatido há meses, sem que haja um desfecho – e isso só aumenta a sensação de que a notícia é repetida.

Nada disso tira a importância ou o caráter histórico do tamanho da manifestação, é verdade. A redução do interesse talvez diga mais sobre a busca do público pelo sensacionalismo do que pelas notícias reais. O que importa é que o mundo continua atento ao noticiário sobre o Brasil, os correspondentes continuam sua cobertura, e o público vai prestar atenção quando houver notícias que pareçam novidade.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo