Topo

Blog do Brasilianismo

Governo britânico alerta turistas do país sobre risco de zika no Brasil

Daniel Buarque

01/03/2016 10h37

Governo britânico alerta turistas do país sobre risco de zika no Brasil

Governo britânico alerta turistas do país sobre risco de zika no Brasil

Em meio ao surto de vírus zika no Brasil e à ampla cobertura que a mídia em todo o mundo tem feito a respeito da doença e da sua possível relação com a microcefalia, o governo britânico publicou um alerta sobre os riscos à saúde para turistas do país que querem visitar o Brasil. Na área de seu portal oficial que trata de turismo, o governo publicou uma atualização ressaltanto os riscos para viajantes que escolhem o Brasil como destino.

"Casos de vírus zika transmitido localmente foram confirmados nos últimos dois meses. Você deve seguir as recomendações da Rede Nacional de Saúde e Viagem e discutir seus planos com seu médico, especialmente se estiver grávida ou planejando engravidar", diz a atualização publicada nesta terça-feira (1º).

O alerta publicado por esta rede de informações de saúde para turistas do Reino Unido é mais enfático, e diz que mulheres grávidas devem evitar qualquer viagem ao Brasil que não seja essencial. "No Brasil, entre novembro de 2015 e 20 de fevereiro de 2016, 5.640 casos suspeitos de microcefalia foram registrados", explica, mencionando a possível ligação entre a má-formação de bebês e o vírus zika. A quem pretende viajar independentemente do risco de zika, o portal recomenda tomar medidas para evitar exposição a mosquitos, bem como o uso de repelentes.

O governo norte-americano já havia divulgado comunicado com alerta semelhante, o que demonstra o aumento da preocupação internacional com a doença. Levantamentos iniciais divulgados pelo jornal "O Globo" indicam que o surto de zika já começa afetar os planos de turistas internacionais que querem visitar o Brasil.

Segundo o governo britânico, mais de 217 mil turistas do país visitam o Brasil por ano, e a maioria das viagens se dá sem registro de problemas.

Mesmo assim, a página de recomendações de viagem do governo britânico também alerta os turistas do país ao fato de que o Brasil tem protestos regulares, e que alguns terminam com incidentes violentos. "Evite manifestações", diz. O governo informa ainda sobre greves de serviço público e alto índice de criminalidade.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo