Diretora da OMS diz confiar que Brasil fará Olimpíada livre de zika
Em visita ao Brasil como parte do esforço global contra o surto de zika, a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margaret Chan, disse estar confiante de que o Brasil terá uma Olimpíada livre da doença.
A declaração ganhou destaque em reportagem da agência internacional Reuters sobre a visita de Chan. Segundo ela, o governo brasileiro tem feito tudo o que pode para combater o mosquito transmissor da doença.
"Quero assegurar que o governo está trabalhando muito próximo do movimento olímpico internacional e o comitê organizador local, com o apoio da OMS, para garantir que teremos um plano de trabalho muito bom para combater o mosquito, e para garantir que as pessoas que virão tanto como visitantes quanto como atletar terão o máximo de proteção de que elas precisam", disse Chan.
A declaração é importante dentro do contexto internacional de desconfiança do resto do mundo em relação à capacidade do Brasil de combater o surto da doença. O zika e sua possível relação com a microcefalia se tornou o assunto mais comentado em relação ao país no resto do mundo, e muitos dos principais comentários costumam questionar a capacidade do Brasil de combater os mosquitos.
Chan foi recebida pela presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, em Brasília. Ela participou de reuniões com o ministro da Saúde, Marcelo Castro, e outros ministérios envolvidos no combate à epidemia. Após os encontros em Brasília, Chan disse estar bem impressionada com as ações para mobilizar a sociedade civil, setores religiosos e empresariado. "Nunca tinha visto uma liderança atacar o problema com tamanha velocidade e seriedade".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.