Topo

Blog do Brasilianismo

'Independent' celebra Raduan Nassar em inglês: Brasil além de Paulo Coelho

Daniel Buarque

22/02/2016 15h49

'Independent' celebra tradução de Raduan Nassar: Brasil além de Paulo Coelho

'Independent' celebra tradução de Raduan Nassar: Brasil além de Paulo Coelho

A literatura brasileira pode oferecer uma narrativa diferente para os estrangeiros enquanto o mundo inteiro olha para o país prestando atenção em seus estereótipos durante a Olimpíada, em agosto. A avaliação do jornal britânico "The Independent" é de que isso vai ficar mais interessante agora que o escritor Raduan Nassar ganhou tradução da sua obra para o inglês.

"O nosso conhecimento da escrita brasileira não vai mais ficar limitado ao fenômeno Paulo Coelho", diz o jornal. A publicação comemora uma "nova onda" de traduções de escritores brasileiros que trazem uma nova voz do Brasil para o resto do mundo.

Em meio a este crescimento da literatura brasileira em inglês, há "um escritor recluso, que não publica nada há 30 anos", diz, se referindo a Raduan Nassar. "Seus romances – agora traduzidos para o inglês pela primeira vez- oferecem uma profunda compreensão do turbilhão em uma sociedade marcada por divisões de raça, classe e gênero", diz o jornal.

O texto do "Independent" é de autoria de Stefan Tobler, tradutor de um dos livros de Nassar agora lançados em inglês. Ele fala sobre a vida reclusa do escritor, que rejeita a badalação de um autor famoso, e elogia sua obra, que "não fica quieta", e merece elogios em todo o mundo.

"A escrita de Nassar é poderosa em parte porque ela não carrega julgamentos morais, mas experiências vividas, contadas por narradores que nem sempre são pessoas boas. Eles oferecem uma visão das forças obscuras que existem em toda sociedade", explica.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo