Topo

Blog do Brasilianismo

Assassinatos de turistas afetam imagem do Rio e do Brasil no resto do mundo

Daniel Buarque

18/02/2016 10h56

Mortes de turistas afetam imagem do Rio e do Brasil

Mortes de turistas afetam imagem do Rio e do Brasil

O jornal "O Globo" publicou uma reportagem nesta quinta-feira alegando que a imagem do Rio de Janeiro é afetada com mortes de turistas em casos de violência registrados na cidade. Considerando que para muitos estrangeiros a imagem da cidade mais famosa do país está associada diretamente à forma como todo o Brasil é visto no resto do mundo, é possível pensar que a violência afeta a reputação brasileira nos outros países e pode afastar turistas estrangeiros.

A morte de uma argentina foi o caso mais recente de violência como estrangeiros. A notícia ganhou destaque nos principais jornais argentinos, com reportagens no "Clarín" e no "La Nación", que falam sobre a violência no Brasil. O site Infonews montou uma lista com outros crimes em que turistas argentinos foram vítimas no Brasil.

nacion crime"Os dois casos de estrangeiros assassinados no Rio mancham seriamente a imagem da cidade num momento em que ela é foco das atenções no mundo devido à organização das Olimpíadas, que acontecerão em agosto", diz "O Globo", que ouviu especialistas em turismo e cientistas políticos.

"O Rio é foco da atenção mundial por três temas: a construção das arenas esportivas que aparentemente ficarão prontas no prazo, os casos de zika transmitidos pelos Aedes aegypti e a segurança pública. Quando um crime desses ocorre em Copacabana, um ícone da cidade, próximo a um hotel que também é referência, a repercussão é imediata", explicou ao jornal Paulo Storani, do Instituto de Políticas Públicas e Ciências Políticas da Universidade Candido Mendes e ex-capitão do Batalhão de Operação Especias (Bope) da PM.

Apesar de os casos mais recentes darem maior atenção ao tema, a violência é um assunto que nunca sai da pauta quando se fala do Brasil. Isso é reforçado pela declaração do presidente da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, Alfredo Lopes, ao jornal.

"A violência é assunto recorrente. Há pouco mais de um ano, tivemos um alemão morto a facadas na Lapa. O caso da argentina repercutirá ainda mais. Os argentinos estão entre os nossos principais mercados. Copacabana é nossa Disney, um lugar onde nenhum visitante espera ser esfaqueado" disse.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo