Topo

Blog do Brasilianismo

Brasil vai ter um ano catastrófico, diz revista de política internacional

Daniel Buarque

11/02/2016 06h06

Economia do Brasil vai ter um ano catastrófico, diz revista de relações internacionais

Economia do Brasil vai ter um ano catastrófico, diz revista de relações internacionais

O Brasil vai ter um ano catastrófico em 2016, a não ser que o país corrija o rumo tomado por uma política econômica fracassada das últimas décadas. A avaliação foi publicada pela revista de relações internacionais "Foreign Policy".

O texto é assinado por Christopher Sabatini, professor da Universidade Columbia, diretor do Council of the Americas e editor chefe da revista "Americas Quarterly", a mesma que recentemente colocou o juiz Sérgio Moro vestido de caçador de corrupção em sua capa.

Segundo a "FP", o primeiro passo para consertar a economia brasileira é reconhecer que o problema é mais profundo de que parece. "Os problemas do Brasil começaram com a desaceleração do mercado global de commodities, que no passado impulsionou o país. Mas as raízes do mal estar vão muito mais longe, a um modelo econômico historicamente autártico, um sistema político complicado e corrompido por partidos divididos e por política local, além de um carnaval constitucional de garantias dos direitos sociais", analisa a revista.

A publicação avalia que o Brasil participou apenas parcialmente da onda neoliberal que passou pela América Latina entre as décadas de 1980 e 1990, e que a economia continuou muito limitada e presa ao estado, o que gera problemas como o alto nível de corrupção que leva à crise atual. Por outro lado, o mercado interno do Brasil é frágil, e a economia interna depende desse consumo doméstico incerto.

"A combinação de crédito barato, crescimento das exportações, mercados protegidos e gastos públicos criou uma bolha que adiou o enfrentamento de problemas estruturais do país e alimentou expectativas de crescimento irreais", diz a revista.

Com uma avaliação mais liberal e conservadora da economia, a "FP" diz que o desafio agora é apertar os cintos para enfrentar o período desastroso enquanto o país reforma suas estruturas política e econômica a fim de recuperar suas finanças. "Mudar o rumo vai exigir que se enfrentem questões que vêm afetando o país há décadas e um realinhamento econômico e político dramático", explica.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo