PUBLICIDADE
Topo

Blog do Brasilianismo

Sérgio Moro lidera equipe de 'caça-corrupção' em capa de revista americana

Daniel Buarque

02/02/2016 10h01

Sérgio Moro lidera equipe de 'caça-corrupção' em capa de revista americana

Sérgio Moro lidera equipe de 'caça-corrupção' em capa de revista americana

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pela Operação Lava-Jato, lidera uma equipe de caçadores de corruptos na capa da edição mais recente da revista norte-americana "Americas Quartely". Moro e outros quatro investigadores da América Latina aparecem vestidos de "caça-fantasmas", em uma referência ao trabalho "histórico" que está sendo feito para combater a corrupção na região, segundo a publicação.

O juiz Sergio Moro, em vídeo da revista americana sobre combate à corrupção na América Latina

O juiz Sergio Moro, em vídeo da revista americana sobre combate à corrupção na América Latina

"Sérgio Moro é uma estrela, e não há mistério sobre o motivo. O jovem juiz brasileiro abriu a tampa de um esquema de corrupção de longo alcance que havia desviado mais de US$ 3 bilhões da estatal de petróleo para os bolsos de membros do governo e partidos políticos", diz a 'AQ'.

Além de Moro, a revista inclui entre os caçadores de corrupção o promotor colombiano Iván Velásquez, a procuradora-geral da Guatemala, Thelma Aldana, o procurador peruano José Ugaz e a ativista mexicana Viridiana Rios.

A revista destaca que a corrupção tem sido um problema nas Américas há séculos, mas que algo parece estar mudando. "Do Brasil à Guatemala e além, uma nova geração de procuradores, juízes e ativistas está fazendo um progresso extraordinário. Esses bravos, altamente qualificados, 'caça-corrupção' estão processando criminosos e mandando eles para a cadeia em números sem precedentes, não importa o quanto poderosos eles são. Se este combate continuar, vai ser uma das mudanças mais importantes para a América Latina no século XXI", explica a 'AQ'.

A revista ainda editou um vídeo (abaixo) apresentando os líderes desta onda de luta contra a corrupção na América Latina.

Siga o blog Brasilianismo no Facebook para acompanhar as notícias sobre a imagem internacional do Brasil

Sobre o Autor

Daniel Buarque vive em Londres, onde faz doutorado em relações internacionais pelo King's College London (em parceria com a USP). Jornalista e escritor, fez mestrado sobre a imagem internacional do país pelo Brazil Institute da mesma universidade inglesa. É autor do livro “Brazil, um país do presente - A imagem internacional do ‘país do futuro’” (Alameda Editorial) e do livreto “Brazil Now” da consultoria internacional Hall and Partners, além de outros quatro livros. Escreve regularmente para o UOL e para a Folha de S.Paulo, e trabalhou repórter do G1, do "Valor Econômico" e da própria Folha, além de ter sido editor-executivo do portal Terra e chefe de reportagem da rádio CBN em São Paulo.

Sobre o Blog

O Brasil é citado mais de 200 vezes por dia na mídia internacional. Essas reportagens e análises estrangeiras ajudam a formar o pensamento do resto do mundo a respeito do país, que tem se tornado mais conhecido e se consolidado como um ator global importante. Este blog busca compreender a imagem internacional do Brasil e a importância da reputação global do país a partir o monitoramento de tudo o que se fala sobre ele no resto do mundo, seja na mídia, na academia ou mesmo e conversas na rua. Notícias, comentários, análises, entrevistas e reportagens sobre o Brasil visto de fora.

Blog Brasilianismo